Início / Featured / Grupo ETE: navio Ponta do Sol faz primeira viagem em águas internacionais com bandeira de Cabo Verde

Grupo ETE: navio Ponta do Sol faz primeira viagem em águas internacionais com bandeira de Cabo Verde

O navio MV Ponta do Sol, já registado oficialmente em Bandeira de Cabo Verde, na ilha de São Vicente, e sob comando do novo armador cabo-verdiano Transinsular – Transportes Marítimos Insulares de Cabo Verde, saiu no dia 5 de Dezembro da Praia rumo a Portugal (Leixões), onde se prevê chegar a 10 de Dezembro (tempo de trânsito de apenas 5 dias). O navio pertence ao Grupo ETE, sediado em Portugal.

Esta será a primeira viagem em águas internacionais do navio Ponta do Sol sob registo em Bandeira de Cabo Verde, sendo actualmente o único habilitado a operar no Longo Curso e na Cabotagem inter-ilhas.

Fundado em 1936, o Grupo ETE é o maior player português no sector marítimo, integrando as suas seis áreas principais: operações portuárias, transporte marítimo, transporte fluvial, agentes de navegação, operações logística, engenharia e reparação naval.

Grupo de 40 empresas

O Grupo ETE engloba um universo de cerca de 40 empresas. Detém a Transinsular, o maior armador português de marinha de comércio; é líder ibérico no transporte fluvial de mercadorias; em Portugal é o maior operador de terminais portuários; lidera o agenciamento de navios em portos portugueses; oferece soluções logísticas nacionais e internacionais, multimodais e porta-a-porta.

Fonte institucional do grupo garante que “é uma referência internacional em engenharia, reparação e construção naval, fazendo ainda a gestão técnica de navios e tripulações”. Tem uma presença internacional com operações próprias em cinco países (Colômbia, Uruguai, Cabo Verde, Moçambique e Portugal), de três continentes.

A Transinsular — fundada em 1984 e detida pelo Grupo ETE desde 1999 — é hoje o maior armador português de marinha de comércio e tem uma presença de relevo nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, onde assegura o serviço público.

Nomeadamente, ligações regulares entre ambos os arquipélagos e Portugal continental, transporte de carga inter-ilhas nos Açores e transporte de carga inter-regiões entre os Açores e a Madeira.

Serviços internacionais

Quanto aos serviços internacionais de transporte marítimo, tem linhas regulares à saída de Portugal que servem os mercados das Canárias, África (Cabo Verde, Guiné-Bissau e Mauritânia), com ligações à Europa do Norte, Báltico, Mediterrâneo e Ásia, entre outros.

Para mercados e projectos específicos, fornece transporte especializado de graneis, sólidos e líquidos como são os casos do cimento e combustíveis. As soluções logísticas que oferece exploram a eficiência da inter-modalidade, integrando o transporte marítimo, aéreo e rodoviário a nível nacional e internacional.

Através de sua rede de agentes assegura o transporte de mercadorias de e para qualquer destino do Mundo. Além disso, conta com departamento de fretamento de navios, e ainda fornece serviços de consolidação de carga. Em Cabo verde, detém agências próprias nas ilhas e o armador Transinsular – Transportes Marítimos Insulares de Cabo Verde.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Thames Porter, a nova Super Bock Selecção 1927

Thames Porter é a mais recente novidade da gama de cervejas especiais Super Bock Seleção …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *