Início / Agricultura / Governos da Região e da República cooperam para desenvolvimento do sector agrícola e florestal nos Açores

Governos da Região e da República cooperam para desenvolvimento do sector agrícola e florestal nos Açores

O secretário Regional da Agricultura e Florestas açoriano assegurou, em Ponta Delgada, que existe “disponibilidade, tanto do Governo Regional como do Governo da República, para continuar a desenvolver o sector agrícola e florestal nos Açores”.

João Ponte falava terça-feira, 14 de Março, no final de uma reunião com o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, durante o qual foram analisados diversos assuntos, designadamente as florestas, a cinegética e a agricultura biológica.

A promoção da qualidade alimentar através do aumento da produção em modo biológico é um “objectivo determinante do Governo dos Açores, que vai desenvolver, em conjunto com os operadores que se dedicam a esta actividade, um plano para a agricultura e produção em modo biológico na Região”, afirma um comunciado do Governo Regional dos Açores.

O Governo da República criou, em meados de 2016, um grupo de trabalho com representantes dos Açores e da Madeira para a elaboração da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica e para colocar em execução um plano de acção para a produção e promoção de produtos biológicos.

Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica

O relatório final deste grupo de trabalho já foi entregue, prevendo-se que a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica seja apresentada nas próximas semanas.

“O Governo Regional está a articular com o Governo da República a adequação dessa estratégia à realidade específica da Região, sem prejuízo da colaboração técnica a estabelecer com vista à definição de uma estratégia própria do Governo dos Açores destinada à produção e promoção dos produtos açorianos obtidos em modo de produção biológico”, frisou João Ponte.

Na área das florestas, esteve em análise a cooperação em termos de formação profissional, estando prevista a deslocação de técnicos dos Açores a uma formação a nível nacional dedicada às questões do abate e dos cortes nas florestas.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos aprova novo projecto de regadio: Circuito Hidráulico de Évora

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, aprovou um novo projecto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.