Início / Agricultura / Governo substitui eucalipto e pinheiro por folhosas de crescimento lento

Governo substitui eucalipto e pinheiro por folhosas de crescimento lento

O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, afirmou que o Governo vai substituir as áreas de eucalipto e de pinheiro por folhosas de crescimento lento para “criar descontinuidade e diversificação do mosaico da floresta portuguesa”.

Na Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República, o governante referiu que esta é uma medida agroflorestal direccionada à zona piloto do Pinhal Interior, acrescentando que o Governo pretende ainda adoptar medidas para atrair o investimento dos proprietários florestais nas espécies de crescimento lento.

100 mil hectares de eucaliptos abandonados

Miguel João de Freitas disse também que a área florestal portuguesa tem actualmente cerca de 100 mil hectares de eucaliptos abandonados. “É fundamental olhar para estes hectares, mantendo eucalipto naquelas áreas onde a produtividade assim o permite e reconvertendo as áreas que não são as mais adequadas para a plantação de eucalipto”, disse o secretário de Estado.

Aproveitamento de madeira

O secretário de Estado afirmou ainda que há cerca de dois milhões de toneladas de madeira boa ainda no terreno na sequência dos incêndios de Junho e Outubro de 2017 e que vão ser criados “parques de madeira” que permitam o seu aproveitamento.

“Toda a madeira de qualidade deve ser tirada e deve ser parqueada”, disse, acrescentando que o objectivo é “evitar aumentar as importações de madeira de pinho” até 2020. O Governo vai também criar um parque de madeira do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas “para armazenar 100 mil toneladas de madeira e agir sempre que necessário nas matas públicas”.

Miguel João de Freitas acrescentou também que está a ser preparado um programa para apoiar os resineiros, que lhes permita desenvolver “uma actividade a favor da floresta” durante os 12 meses do ano, prestada como um serviço público quando não estiveram a desenvolver a sua actividade económica.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.