Início / Agricultura / Governo quer duplicar exportação de produtos hortícolas em quatro anos

Governo quer duplicar exportação de produtos hortícolas em quatro anos

“Queremos duplicar em quatro anos a produção das hortícolas e conseguir equilibrar a nossa balança comercial”, afirmou o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural a propósito da parceria entre a Portugal Fresh e a cadeia de supermercados alemã Lidl, para exportação de pêra rocha para a Alemanha.

Capoulas Santos acrescentou, quinta-feira, 25 de Fevereiro, que considera esta meta “bastante exequível: temos o sector a crescer a um ritmo que é o dobro do dos restantes sectores”, durante uma deslocação a uma loja da empresa alemã, em Loures.

A campanha conjunta da cadeia de supermercados Lidl e da Associação de Promoção das Frutas, Legumes e Flores Portuguesas (Portugal Fresh), exportou 12 mil toneladas de pêra rocha para a Alemanha, a Espanha, a França, a Inglaterra e a Irlanda, em 2014 e 2015.

Para o mercado germânico foram exportadas 7500 toneladas, o equivalente a 54 milhões de pêras.

A campanha conjunta das duas entidades envolve 15 organizações de produtores de pêra rocha, das quais fazem parte cerca de mil agricultores.

Vocação exportadora

O ministro Capoulas Santos manifestou-se satisfeito com os resultados obtidos e afirmou que Portugal tem, claramente, “uma vocação exportadora”.

A Portugal Fresh acredita que será possível atingir o valor de dois mil milhões de euros nas exportações realizadas no sector das frutas e legumes até 2020, afirmou o seu presidente, Manuel Évora.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Agricultores de Portalegre consideram restrição de apoios agroambientais “absurda”

A AADP — Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre considera um “absurdo” a decisão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.