Início / Política / Ambiente / Governo dos Açores promove formação a colaboradores do projecto Life Vidalia

Governo dos Açores promove formação a colaboradores do projecto Life Vidalia

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, através da Direcção Regional do Ambiente, promoveu uma formação a novos colaboradores contratados no âmbito do projecto Life Vidalia.

Esta formação, multidisciplinar, permitiu capacitar as equipas operacionais das ilhas do Faial, Pico e São Jorge na execução das funções nas suas áreas de intervenção.

O Life Vidalia é um projecto co-financiado pelo programa Life da União Europeia e tem como beneficiários a Direcção Regional do Ambiente e a Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza – Azorina.

Projecto em vigor até 2023

O projecto, em vigor de 2018 a 2023, tem como objectivo melhorar o estado de conservação das espécies endémicas protegidas e prioritárias para a conservação ‘vidália’ (Azorina vidalii) e ‘lótus’ (Lotus azoricus).

No decorrer da formação, foram abordadas temáticas relacionadas com o património natural dos Açores, os Parques Naturais de Ilha, técnicas corretas de monitorização, controlo de fauna e flora invasoras e plantações ou sementeiras, além de visitas às áreas de intervenção do projecto.

Nesta acção de formação, na qual participaram ainda colaboradores dos Parques Naturais das três ilhas de intervenção, teve ainda lugar uma sessão teórico-prática sobre a utilização de equipamentos a bateria, que, no âmbito do projecto Life Vidalia, substituirão a tradicional maquinaria com motor de combustão.

Com a aposta na energia eléctrica em detrimento dos combustíveis fósseis, a Região reforça a sua aposta na procura de alternativas mais ecológicas.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Valter Braga: Açores empenhado e a trabalhar pelo reforço do POSEI na próxima PAC

O Director Regional do Desenvolvimento Rural afirmou, em Santa Maria, que o Governo dos Açores …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.