Início / Agricultura / Governo apoia financiamento de 39 projectos para promover uso eficiente da água

Governo apoia financiamento de 39 projectos para promover uso eficiente da água

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, presidiu à assinatura de 39 contratos de financiamento para projectos ambientais que pretendem promover o uso eficiente da água e ajudar a gerir os 12 mil quilómetros da rede hidrográfica portuguesa.

Os primeiros projectos a avançar dizem respeito à eficiência no uso de água e incluem campanhas dirigidas aos consumidores comuns e também à agricultura. Os projectos de gestão de recursos hídricos vão avançar com iniciativas de sensibilização e promoção da adopção de troços de ribeiras.

Apoios do Fundo Ambiental

Os contratos são relativos aos avisos do Fundo Ambiental “Promover o Uso Eficiente de Água” e “Repensar Rios e Ribeiras” e foram assinados durante uma cerimónia que teve lugar no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações.

2 milhões de euros em 2019

O ministro do Ambiente sublinhou que os projectos de educação ambiental em 2017 foram financiados com 1,5 milhões euros, sendo que em 2018 e para 2019 o valor deverá ser próximo dos dois milhões de euros.

Matos Fernandes referiu que o objectivo para 2019 será a realização de um estudo que perceba as preocupações ambientais dos portugueses “para escolher de maneira mais certeira os temas dos próximos anos e de que forma os avisos serão lançados”.

Foto retirada do Portal do Governo; Manuel de Almeida/Lusa

O ministro destacou ainda a importância de começar a construir um sistema de indicadores que permita descortinar o real sucessos destes apoios, uma vez que já estarão investidos cerca de cinco milhões de euros através da Estratégia Nacional de Educação Ambiental e financiados pelo Fundo Ambiental.

Perceber qual o impacto das medidas

“Não temos a mais pequena dúvida de que, individualmente, cada projecto destes é muito importante para uma comunidade local, maior ou menor, mas é da maior importância que também o comum dos portugueses perceba qual o impacto que estas medidas estão a ter, de maneira a poder concordar com elas ou poder corrigi-las ou melhorá-las”, afirmou o governante.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Último concerto do ano de Cuca Roseta é na Casa da Música e é solidário

A fadista Cuca Roseta juntou-se à Vida Norte e à Casa da Música, no Porto, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.