Início / Agricultura / GO MaisSolo faz acção de demonstração em dia de campo na Agromais Plus

GO MaisSolo faz acção de demonstração em dia de campo na Agromais Plus

O GO MaisSolo vai realizar um Dia de campo/Acção de demonstração no próximo dia 26 de Fevereiro, com o ponto de encontro marcado para a Agromais Plus, na Golegã.

O projecto, liderado pelo COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofruticola Nacional, pretende melhorar a protecção das culturas reduzindo a dependência de pesticidas, face aos problemas fitossanitários que resultam do ataque de organismos presentes no solo.

Além disso tem como objectivo aumentar a eficiência do uso dos recursos na produção agrícola contribuindo para a manutenção da biodiversidade e conservação do solo e da água. E dotar os beneficiários de uma maior capacitação na tomada de decisão.

Combinação das tecnologias

Os resultados directos que se esperam atingir com este grupo operacional decorrem do apuramento das tecnologias ou combinação das tecnologias mais adequadas, nas condições padrão testadas para integrar no itinerário técnico das culturas hortoindustriais.

Esta selecção resulta da avaliação da eficácia destas soluções para reduzir ou anular os prejuízos verificados pelo ataque de pragas e doenças de organismos que habitam o solo e que atacam raízes e sistema vascular das plantas. Estes resultados directos permitem disponibilizar um elenco de alternativas a que os produtores poderão e deverão recorrer.

Viabilidade técnica e económica

Para além da eficácia, outros indicadores como a viabilidade técnica e económica para o seu uso serão considerados e constarão como resultado directo deste grupo.

A selecção dependerá dos resultados obtidos no que diz respeito à melhoria do estado do solo em termos de supressividade.

Esta capacidade de suprimir a actividade dos inimigos das culturas que actualmente provocam grandes prejuízos é o resultado mais importante da execução das actividades propostas e desenvolvidas de acordo com protocolos estabelecidos pela equipa.

Este resultado conduzirá à aceitação e adopção generalizada de outras formas de proteger as culturas, diversificando o modo de actuação, para além de substâncias activas usadas na desinfecção do solo como o metame-sódio. A diversificação das tecnologias e a sua alternância são a condição base para garantir a sustentabilidade dos sistemas.

Programa final:

13h30 Encontro dos participantes na Agromais Plus

13h45 Visita aos campos piloto
Enquadramento GO MaisSolo
Ana Paula Nunes (COTHN)

As espécies mais adequadas às cultura de cobertura para o sistema produtivo do Ribatejo Ana Barradas e João Pedro Pereira (Fertiprado)

Campos Pilotos: Soc. Agrícola S. João de Brito e Herdade Quinta do Manique Susete Matos (Agromais) e Lurdes Almeida (Torriba)

Resultados preliminares
Artur Amaral e Elsa Valério (ESAS), Mª João Camacho e Paula Fareleira (INIAV)

18:00 Encerramento

Esta iniciativa conta com o patrocínio da Sipcam Portugal — Agroquímica e Biotecnologia.

Mais informações e link para inscrições no portal do COTHN aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

PME francesa procura fornecedores de leite em pó para bezerros

Uma pequena e média empresa (PME) francesa, especializada na produção de substitutos do leite e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.