Início / Agricultura / Galp Energy Manager promove eficiência energética nas PME

Galp Energy Manager promove eficiência energética nas PME

A Galp Energia, através do projecto Galp Energy Manager, pretende dotar as pequenas e médias empresas (PME) do sector industrial português de ferramentas de monitorização, gestão e controlo que lhes permitam optimizar e reduzir os custos associados aos seus consumos de electricidade.

É uma iniciativa desenvolvida em parceria com a ISA Energy-VPS Group e apoiada pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ao abrigo do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo da Energia Elétrica (PPEC).

Com o sistema de gestão energética a instalar nas empresas é garantido um acompanhamento sistemático dos consumos energéticos, possibilitando a sua redução através da identificação de situações anómalas e posterior acção sobre as mesmas, diz fonte institucional da Galp.

Monitorização e gestão de energia

O sistema, através do software integrado de monitorização e gestão de energia Kisense, acompanha em tempo real o consumo geral e o consumo específico de dois circuitos importantes, permitindo uma melhor gestão do horário para colocar os equipamentos em funcionamento e aproveitar a melhor tarifa de energia. Este sistema permite às empresas poupar até 15% de energia de forma rápida e com um baixo investimento.

Os custos associados à aquisição e instalação do sistema de monitorização de energia eléctrica serão comparticipados em 80% pelo programa Galp Energy Manager, sendo o restante investimento realizado pela empresa participante.

“As vantagens para as empresas vão muito além da poupança ao permitir, nomeadamente, conhecer em tempo real os consumos eléctricos, minimizar os custos operacionais, perceber os custos efectivos de energia, controlar as cargas, analisar os dados de consumo, estabelecer indicadores de desempenho de referência, detectar todas as situações de consumo atípicas e participar em eventos e desafios lançados no projecto direccionados para a gestão da procura”, adianta a mesma fonte.

As empresas interessadas em participar deverão candidatar-se em www.galp-energymanager.com. Será realizado um levantamento técnico inicial com vista ao fornecimento e montagem dos equipamentos de monitorização e controlo de energia nas instalações da empresa.

Durante um ano será possível aceder ao software Kisense de forma gratuita, no qual é disponibilizada online a informação relativa aos dados recolhidos (consumos de energia), o controlo remoto dos equipamentos, entre outros.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 14 a 20 Outubro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Milho Grão – Conjuntura semanal Na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.