Início / Empresas / Galp alarga rede de carregamento rápido. Já se pode viajar até ao Algarve de carro eléctrico

Galp alarga rede de carregamento rápido. Já se pode viajar até ao Algarve de carro eléctrico

A Galp inaugura hoje, 8 de Agosto, pontos de carregamento rápido eléctrico nas áreas de serviço de Palmela, Aljustrel, Alcácer e Loulé, tornando assim possível as viagens em veículos eléctricos entre Lisboa e o Algarve.

Este corredor passa a contar com pontos de carregamento rápido, que permitem carregar um veículo em cerca de 30 minutos – enquanto um carregamento normal demora entre 6 e 8 horas – nas áreas de serviço de Palmela (sentido N/S); Alcácer do Sal (S/N); Aljustrel (ambos os sentidos); e Loulé (ambos os sentidos), esta na A-22, a Via do Infante.

A conversão destes postos, foi efectuada numa parceria com a BMW, a Nissan, a Renault e a Volkswagen e contou com o suporte tecnológico da Efacec.

O aumento significativo de vendas de veículos eléctricos e híbridos plug-in em 2015, triplicando as do ano anterior, gerou um aumento das taxas de utilização da rede MOBI-E e respectivo volume de carregamentos. Em 2015 registaram-se na rede Galp cerca de 10% das transacções de carga eléctrica. A totalidade dos carregamentos efectuados permitiu percorrer um total de 116 mil quilómetros.

Mobilidade eléctrica

A iniciativa conjunta entre a Galp Energia, BMW, Renault e Volkswagen visa “criar condições para uma adopção sustentada da mobilidade eléctrica, visando ultrapassar de barreiras como é o caso da autonomia”, refere um comunicado da Galp.

Esta dinâmica irá traduzir-se em novas iniciativas das empresas, quer ao “nível de lançamentos de novos modelos de veículos, quer no alargamento da infra-estrutura da rede eléctrica, o que resultará numa maior poupança e benefícios para os clientes”, adianta a mesma nota.

A Galp “promove assim mais uma iniciativa que vai ao encontro da dinamização de formas de mobilidade mais sustentáveis, um esforço que no caso da mobilidade eléctrica remonta a Outubro de 2010, quando inaugurou na área de serviço de Oeiras, sentido Cascais-Lisboa, o primeiro posto de abastecimento de combustíveis da Europa a disponibilizar um ponto de carregamento rápido para veículos eléctricos”, acrescenta a empresa.

A Galp, como “operador energético de referência, promove activamente a adopção por parte dos seus clientes de soluções de mobilidade mais sustentáveis”, o que, para além da aposta nos veículos eléctricos, “passa também pelo desenvolvimento e oferta de gasolinas e gasóleos de qualidade superior, mais eficientes e amigos do ambiente, pelo alargamento da rede de gás propano de petróleo liquefeito (GPL) e pela introdução do gás natural veicular (GNV)”, acrescenta o comunicado.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Ana Paula Vitorino despede-se do Ministério do Mar. Leia aqui o balanço do mandato

Ana Paula Vitorino vai ser substituída na liderança da pasta do Mar por Ricardo Serrão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.