Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Fundo Azul: Novos empreendedores do mar podem candidatar-se até 28 de Fevereiro

Fundo Azul: Novos empreendedores do mar podem candidatar-se até 28 de Fevereiro

O Gabinete de Apoio ao Empresário do Município da Lourinhã relembra que decorre até 28 de Fevereiro de 2018, o período para apresentação de candidaturas referentes a “Novos Empreendedores do Mar” – Fundo Azul – Edital nº. 3/2017.

Este apoio tem como objectivos e prioridades estimular a emergência de uma nova geração de empreendedores do mar (startups, PME e empresas) criadora de oportunidades inovadoras de negócio, rentáveis e sustentáveis, cuja diferenciação deverá assentar no seguinte triplo pilar de sustentabilidade: económico (gerar níveis de rentabilidade atractivos), ambiental (minimizar o impacto ambiental da cadeia de valor) e social (criar novos postos de trabalho e promover a justiça e inclusão social).

São susceptíveis de apoio ao abrigo do presente anúncio, as operações enquadráveis na tipologia do “Desenvolvimento da economia do mar” que se enquadrem numa das sub-tipologias seguidamente indicadas:

  • a) Criação de startups tecnológicas da nova economia do mar;
  • b) Criação ou dinamização de actividades económicas ligadas ao mar, designadamente no âmbito da formação, da facilitação do acesso a PME a financiamento, da investigação, desenvolvimento e inovação;
  • c) Promoção das energias renováveis.

Prioridades estratégicas

No âmbito deste anúncio, as seis prioridades estratégicas para a apresentação de candidaturas são as seguintes:

  • a) Biotecnologia Azul: criação de novos negócios focados na aplicação de recursos biológicos marinhos geradores de novos produtos competitivos nos domínios da farmacêutica, da medicina, da engenharia de novos materiais e do sector alimentar, ou outros sectores de actividade. Aplicação da indústria 4.0 nos sistemas de gestão, controlo, monitorização e de apoio à biotecnologia azul.
  • b) Energias Renováveis Oceânicas Digitais (Indústria 4.0): criação de novos negócios centrados na aplicação da indústria 4.0 na geração de produtos e serviços digitais, automatizados, que aumentem a eficiência e diminuam os custos das operações de segurança e manutenção das energias renováveis oceânicas, como por exemplo: software para a integração de big data, analítica avançada e simulação para apoio a operações remotas; análise de big data para monitorização da integração de dados e utilização estatística; tecnologias de realidade aumentada para visualização em tempo real de operações submarinas e em estruturas offshore; novos sensores para aquisição de dados; entre outros produtos e serviços.
  • c) Portos 4.0: novas soluções focadas na aplicação da Indústria 4.0 na rede portuária nacional, com vista a aumentar a sua excelência operacional, criando sistemas inteligentes, autónomos, automatizados, integrados e com capacidade de auto-aprendizagem, permitindo um nível elevado de customização dos produtos/serviços, bem como melhor desempenho nas dimensões da eficiência operacional, energética e ambiental, como por exemplo:

Shipping

i. Introdução de sistemas inteligentes na produção e logística portuária e marítima (shipping);

ii. Introdução de soluções competitivas que aumentem a conectividade digital entre navios, bem como entre navios e portos;

iii. Desenvolvimento de sistemas de logística e de produção adaptáveis e modulares aplicados às operações portuárias e marítimas (shipping);

iv. Integração de tecnologias de automação e de interacção homem-máquina nas operações e procedimentos portuários e marítimos (shipping);

v. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão predictiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros.

  • d) Robótica oceânica: criação de novos negócios centrados em soluções competitivas de aplicação da robótica oceânica (sistemas mar-ar inclusive) em operações marítimas relacionadas com actividades económicas (p.ex. pesca, aquacultura), segurança e manutenção de estruturas offshore e de embarcações, segurança e vigilância do espaço marítimo, entre outras.
  • e) Economia do mar sustentável: promoção de novos modelos de negócio sustentáveis, através da criação de soluções e tecnologias que mitiguem a intensidade carbónica e o impacto ambiental, da navegação, do transporte marítimo, da aquacultura, e de outras actividades económicas ligadas ao mar. Promoção das energias renováveis, da eficiência energética, da economia circular e da eliminação do desperdício nas indústrias da Economia do Mar.
  • f) Educação, formação profissional e literacia para o oceano: criação de novos modelos de negócio de educação e literacia para o oceano, incluindo formação sobre os oceanos, promotores de um contacto directo com os recursos marinhos, entre outros, com o objectivo de formar agentes com competências técnicas e consciencialização ambiental, com vista ao desenvolvimento de uma economia do oceano inovadora e sustentável.

Beneficiários

Podem beneficiar dos apoios pelo Fundo as entidades privadas com ou sem fins lucrativos e a instituições do ensino superior, institutos e unidades de I&D.

São privilegiadas as candidaturas apresentadas em consórcio, preferencialmente envolvendo startups e outras entidades empresariais. O número máximo de candidaturas admitidas por promotor é de três.

Dotação orçamental

A dotação do Fundo afecta ao presente anúncio é de 5 milhões de euros. O apoio máximo atribuível por operação para as prioridades estratégicas previstas é de 500.000 euros. A taxa de comparticipação máxima é de 90% do valor total elegível do projecto.

Aviso e apresentação de candidaturas: aqui.

Se pretende mais informações ou apresentar candidatura, contacte o GAEL, através do telefone 261 410 183, ou email gael@cm-lourinha.pt, para marcação de atendimento técnico.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Governo lança campanha para sensibilizar jovens para o valor da floresta

O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, e o secretário …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.