Início / Agricultura / Fruut une-se aos Heróis da Fruta para prevenir obesidade infantil

Fruut une-se aos Heróis da Fruta para prevenir obesidade infantil

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Fruut, marca portuguesa, vai oferecer embalagens de fruta desidratada a alunos de 80 escolas. Foi hoje publicamente anunciada a parceria entre a marca portuguesa “Fruut” e o projecto Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável desenvolvido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil. Esta parceria vai permitir levar embalagens de fruta desidratada a milhares de alunos em mias de 80 escolas do País.

A marca de snacks de fruta desidratada 100% naturais e saudáveis associou-se àquele que é actualmente o maior projecto gratuito de educação para a saúde em Portugal para promover a saúde alimentar entre as crianças e as suas famílias.

As escolas inscritas no projecto Heróis da Fruta serão convidadas a participar num desafio extra que lhes permitirá receber prémios tão apetecíveis quanto saudáveis: embalagens de fruta portuguesa desidratada para todos os alunos das 80 escolas finalistas de todos os distritos do País, e ainda uma visita de estudo ao Pomar e à Fábrica da Fruut para as duas escolas vencedoras.

Assim, além de combater o desperdício alimentar com o reaproveitamento de frutas que iriam para o lixo, a marca portuguesa de fruta desidratada acredita que esta ligação ao projecto Heróis da Fruta vai “reforçar o seu compromisso de melhorar os hábitos alimentares das crianças portuguesas, proporcionando-lhes uma forma divertida e cómoda de transportar a sua porção diária de fruta para o lanche escolar”.

Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) indicam que mais de 90% das crianças portuguesas consome fast-food pelo menos quatro vezes por semana. Por outro lado, um estudo recente da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) revelou que 74,2% das crianças em escolas não ingerem a quantidade de fruta recomendada diariamente.

Filipe Simões, director executivo da Frueat, empresa responsável pela marca, sublinha que “a Fruut pretende com esta parceria posicionar-se na linha da frente no combate aos maus hábitos alimentares, procurando assim defender a saúde das crianças, sem demagogia ou slogans bonitos de marketing, mas com gestos. Os nossos snacks são 100% naturais e para nós faz todo o sentido juntarmo-nos a este projecto de sucesso que se concretiza diariamente nas escolas portuguesas. Sim, porque este é um combate diário, sem tréguas, que se desenrola em cada rua e em cada casa. E estamos juntos com a APCOI nessa caminhada”.

Já o presidente da APCOI e mentor do projecto Heróis da Fruta, Mário Silva, assinala que “esta é uma parceria especial para nós, porque os produtos da marca Fruut vão ao encontro de um objectivo comum defendido pelos Heróis da Fruta: estimular o consumo de opções saudáveis para o lanche das crianças, em alternativa aos habituais snacks salgados e açucarados”.

A Frueat

Com sede no Porto e produção em Viseu, a Frueat é uma empresa 100% portuguesa. Nasceu em Julho de 2013 com a marca Fruut, os snacks saudáveis 100% naturais de fruta fresca desidratada sem glúten ou qualquer adição de açúcar. A Frueat assume como missão a melhoria dos hábitos alimentares e a diminuição do desperdício de frutas e legumes, tendo já aproveitado mais de 20 milhões de maçãs rejeitadas pelo mercado.

A Frueat é associada da Portugal Foods e da Portugal Sou Seu, sendo parceira da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Projecto Heróis da Fruta

Depois do sucesso das edições anteriores que envolveram no total 183.395 alunos, no ano lectivo 2015/2016 participam no projecto Heróis da Fruta 52.832 alunos de 2.607 turmas, de 875 jardins-de-infância e escolas básicas do 1ºciclo de todos os distritos do País, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável é actualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional, com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil em Portugal: está estatisticamente comprovado que a aplicação do modelo pedagógico dos Heróis da Fruta aumenta em pelo menos 42% o consumo de fruta diário das crianças que nele participam.

Além do incentivo ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o projecto leva também às crianças lições importantes sobre alimentação saudável, higiene oral, actividade física, economia e poupança, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, activas e felizes.

APCOI

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas.

A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis.

“O nosso modelo de actuação incide na criação de acções e campanhas de prevenção, projectos de intervenção social e programas de formação sobre nutrição e exercício físico dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades escolares”, realça Mário Silva, presidente e fundador da APCOI. Desde Dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 255.363 crianças através das suas iniciativas.

Agricultura e Mar Actual

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Verifique também

Maria do Céu Albuquerque: “cultura do milho assume importância reconhecida pelo País e pelo Governo”

Partilhar            A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, marcou presença na sessão de encerramento do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.