Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Frota do peixe-espada da Madeira deverá ser renovada com o apoio da UE

Frota do peixe-espada da Madeira deverá ser renovada com o apoio da UE

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, anunciou “estarem muito próximas do sucesso as negociações em curso para a renovação da frota dos barcos de pesca de peixe espada”.

O governante falava na sexta-feira à noite, perante centenas de pessoas, durante a cerimónia de abertura da Festa do Peixe Espada, que se desenrola até hoje, 11 de Agosto, em Câmara de Lobos, numa organização da junta de freguesia local.

O presidente do Governo Regional diz que a questão está prestes a ser resolvida, no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio.

Entendimento com Espanha e França

“Já há um entendimento com Espanha e com França relativamente a esta questão e na negociação para o próximo Quadro vamos, de certeza, conseguir os fundos necessários para assegurar a renovação da frota pesqueira de peixe-espada”, adiantou Miguel Albuquerque.

“Isto é uma questão lógica: nós não estamos a renovar frotas para dizimar toneladas e toneladas de peixe no oceano, estamos a renovar frotas que fazem parte da nossa cultura, de frota pesqueira nas ilhas periféricas, de frotas que são essenciais para o desenvolvimento da nossa economia e para a nossa forma de vida”, acrescentou o líder do Governo da Madeira.

Quanto à questão da “gata”, o popular “bacalhau de Câmara de Lobos”, diz que “nem vale a pena estarmos a falar disso, porque é assunto que já foi resolvido, depois de dezenas e dezenas de reuniões”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Ombria Resort convida crianças de Querença para preservar a floresta autóctone

O Ombria Resort, em Loulé, recebeu, dia 6 de Dezembro, crianças para uma acção de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.