Início / Empresas / Francisco Banha quer Governo a coordenar empreendedorismo

Francisco Banha quer Governo a coordenar empreendedorismo

As micro e pequenas e médias empresas dominam a economia portuguesa. São estas que terá de aumentar o peso das exportações, contando com novas startups de valor acrescentado. Francisco Banha diz à StartUp Magazine que deve ser um secretário de Estado a coordenar todo o ecossistema empreendedor.

Empreendedorismo é a palavra-chave para o desenvolvimento de uma economia. Mas, o que fazer com os milhares de projectos que não chegam sequer a startup? “Assim como a reciclagem da matéria é essencial no ecossistema biológico também ao nível do nosso ecossistema empreendedor se torna necessário desenvolver iniciativas que permitam o nascimento de actores catalisadores que possam ser responsáveis pela reciclagem de activos do citado ecossistema empreendedor, possibilitando que o conhecimento adquirido pelos potenciais empreendedores e os meios humanos, materiais e financeiros, aplicados na sua formação ou no lançamento das suas startups, possam vir a ser reaproveitados e devolvidos ao ecossistema empreendedor”, diz Francisco Banha.

O presidente do Grupo Gesbanha e fundador da FNABA –Federação Nacional de Associações de Business Angels, questiona: “quem monitoriza as centenas de projectos que são apresentados a instituições ligadas ao financiamento empresarial que não são alvo de investimento? E os milhares de projectos que são apresentados a dezenas de concursos de ideias, a maior parte dos quais desenvolvidos com dinheiros públicos? E os projectos que são apresentados nos concursos de planos de negócios promovidos nas universidades, institutos politécnicos e escolas profissionais secundárias, porque não são a alavanca motivacional de milhares de profissionais qualificados que se encontram desempregados’”.

Pode continuar a ler o artigo aqui.

A StartUp Magazine é a nova publicação mensal, que divulga, motiva e interliga empreendedores integrantes do ecossistema nacional e internacional de startups.

Verifique também

Missão Continente ensina crianças de Esposende a semear e plantar para promover alimentação saudável

A Escola Básica de Rio Tinto, em Esposende, recebeu na semana passada um workshop no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.