Início / Agricultura / França estabelece distância mínima de 20 metros entre campos tratados com pesticidas e residências

França estabelece distância mínima de 20 metros entre campos tratados com pesticidas e residências

O governo francês estabeleceu uma distância mínima de 20 metros entre residências e áreas agrícolas em que são utilizados alguns pesticidas mais perigosos, anunciou sexta-feira, 20 de Dezembro, o Ministério da Transição Ecológica e Inclusiva de França.

Para os outros pesticidas, a distância será de 10 metros para culturas altas, como, por exemplo, videiras, árvores e arbustos ou frutas pequenas. A distância de 5 metros diz respeito às chamadas culturas baixas, como vegetais. Essas distâncias correspondem às recomendações da Agência Francesa de Segurança da Saúde (ANSES) anunciadas em Junho passado.

Em vigor a 1 de Janeiro de 2020

Estas medidas entram em vigor já a 1 de Janeiro de 2020, excepto para as culturas semeadas antes dessa data, para as quais as distâncias de segurança entrarão em vigor em 1 de Julho de 2020 (excepto para os pesticidas mais perigosos).

Os pesticidas mais perigosos são aqueles que contêm as substâncias consideradas as mais tóxicas e das quais o governo francês elaborou uma lista.

França dá apoio de 25 M€

O governo francês vai apoiar os agricultores na implantação destas medidas com 25 milhões de euros para “apoiar financeiramente a compra de equipamentos para aplicação de produtos fitossanitários mais eficientes”, segundo o Ministério da Transição Ecológica e Inclusiva de França.

Além disso, a proibição do uso de produtos fitossanitários em ambiente não agrícola, em locais abertos ou directamente acessíveis ao público será alargada “em particular aos condomínios e espaços privados acessíveis ao público”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

29.ª Feira do Fumeiro de Montalegre apresentada no Porto

A 29.ª Feira do Fumeiro de Montalegre, evento que decorre de 23 a 26 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.