Início / Agenda / França: 27.º Festival Internacional Oenovideo junta vinhos e cinema em Cognac
© M.Thomas | S.Maduranga | Oenovideo

França: 27.º Festival Internacional Oenovideo junta vinhos e cinema em Cognac

O 27.º Festival Internacional Oenovideo vai realizar-se de 28 a 31 de Maio de 2020, em Cognac, França. O encontro vai reunir filmes e fotografias do Mundo inteiro sobre a vinha e o vinho.

A região de Cognac, conhecida pelo brandy com o seu próprio nome, é um destino enoturístico em expansão que abrange três denominações vinícolas: Cognac, Pineau des Charentes e Vins Charentais.

Relembre-se que a 26.ª cerimónia oficial de entrega dos Prémios do Festival Internacional Oenovideo reuniu no Palácio do Luxemburgo, em Paris, de 13 a 16 de Junho, em Marselha, produtores, realizadores e fotógrafos de todo o Mundo, para receberem os troféus dos melhores filmes e fotografias sobre a vinha e o vinho.

Premiados de 2019

A presidente do Grande Júri, Catherine Lamour, apresentou os troféus dos 14 melhores filmes de 2019 seleccionados entre 144 filmes de 17 países em competição. A lista de prémios de 2019 confirmou o carácter internacional do Festival que premiou concorrentes da África do Sul, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Hungria e Geórgia.

© M.Thomas | S.Maduranga | Oenovideo

Pode ver a lista completa dos premiados de 2019 aqui.

Cognac, 2020

Localizada no coração de um território vitícola de 70.000 habitantes, Cognac é o berço de François I e de Jean Monnet. Classificada como uma cidade de arte e história e mundialmente famosa graças à bebida espirituosa a que o deu nome, Cognac é a sede das associações produtoras de vinho de três denominações: Cognac, Pineau des Charentes e Charentais.

Destino turístico em pleno desenvolvimento em torno do enoturismo, conta com o Rio Charente que atravessa uma região de vinha de quase 80.000 hectares. A cidade de Cognac é emblemática da excelência da gastronomia francesa, que será homenageada no 27.º Festival Oenovideo.

Para o presidente da Câmara de Cognac, Michel Gourinchas, “a vinda do Festival Oenovideo será um reforço para destacar a nossa cidade, a sua rica herança e qualidade de vida. A nossa forte cooperação internacional, especialmente construída à volta do tema do vinho e das bebidas espirituosas”.

“Apoiar a intenção de Cognac de contar com o Festival Oenovideo era óbvio para nós. Ele homenageará uma vinha muitas vezes desconhecida em França, o know-how exclusivo dos profissionais desta terra para criar produtos excepcionais e a acção do Grand Cognac para torná-lo um destino turístico reconhecido”, afirmou Jerome Sourisseau, presidente da Comunidade da Aglomeração do Grande Cognac.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 11 a 17 Novembro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas As cotações médias nacionais dos novilhos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.