Início / Agenda / Fórum Oceano promove workshop sobre fileira do pescado no European Maritime Day

Fórum Oceano promove workshop sobre fileira do pescado no European Maritime Day

A Fórum Oceano vai promover o Workshop “Seafood as key sector for Blue Growth in the EU Regions”, no dia 17 de Maio, a partir das 9 horas. A sessão enquadra-se na programação do European Maritime Day, que terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 16 e 17 de Maio.

O evento é organizado no âmbito do projecto SAFER – Smart Atlantic Seafood Clusters, co-financiado pelo programa Interreg Espaço Atlântico.

O workshop tem como objectivo discutir como é que a aplicação de novas tecnologias, nomeadamente a adopção do modelo de Indústria 4.0, e a cooperação transnacional podem responder aos desafios enfrentados pela fileira do pescado.

Participação gratuita

A participação na sessão é livre, mediante inscrição online aqui.

Focado nas oportunidades e desafios enfrentados pela fileira do pescado (aquacultura, pescas, processamento, transformação e conservação de pescado), reconhecido como sector chave para o crescimento azul nas regiões do Atlântico, o SAFER visa potenciar o nível de inovação, promovendo a adopção de novas tecnologias e o aumento da cooperação transnacional.

O objectivo passa por identificar oportunidades para integração de novos processos, incrementando a eficiência e melhorando a comunicação entre os actores ao longo de toda a cadeia de valor.

SAFER

Nesse sentido, o consórcio do projecto está a desenvolver uma rede transnacional de inovação, envolvendo clusters marítimos Europeus. Para testar esta rede, os parceiros do SAFER têm prevista a realização de cinco acções piloto, cujos resultados e recomendações serão posteriormente partilhados com 21 regiões do espaço Atlântico.

O SAFER reúne 9 parceiros de 5 Estados-membros (Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido), tendo uma duração de 36 meses e um orçamento de 1,8 milhões de euros (75% financiado pelo FEDER).

Mais informação sobre o projecto aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Espanha: Agricultores de Valência fazem manifestação pelos baixos preços das uvas

Os agricultores espanhóis da região de Valência estão preocupados com os baixos preços da uva. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.