Início / Agricultura / FNA 19 debate principais temas do mundo agrícola no Dia do Município de Santarém

FNA 19 debate principais temas do mundo agrícola no Dia do Município de Santarém

A Feira Nacional de Agricultura, evento que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém até ao próximo dia 16, no Dia do Município de Santarém, continuou a ser palco do debate de temas relacionados com o mundo agrícola.

Comparar a aplicação da legislação comunitária nos vários países da União Europeia constatando que a forma como é usada não é igual em todos os Estados, foi o objectivo do seminário “A Importância do Apoio à Manutenção da Actividade Agrícola nas Áreas com Condicionantes Naturais para os Objectivos da PAC”.

Neste âmbito, analisou-se a aplicação de várias medidas utilizadas até ao momento, para que seja possível projectar e melhorar a nova proposta da PAC.

Com organização tripartida entre a ADVID — Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, PORVID — Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira e a ViniPortugal, decorreu o colóquio “Instrumentos de Adição para o Sector Vitivinícola”, cujo intuito foi apresentar e comunicar acções que possam ser mais valias nesta área e remuneradas pelos mercados.

Durante o encontro abordaram-se temas relacionados com a Gestão dos Ecossistemas, a comunicação e exportação do vinho, a valorização das inovações e ainda a mais valia das videiras autóctones.

Drones na agricultura

No debate “O potencial dos Drones na agricultura” apresentaram-se equipamentos relacionados com a agricultura de precisão, nomeadamente com software integrado de combate à vespa velutina e de pulverização de culturas como o arroz, tomate e milho.

A comemoração dos 10 anos da Operation Pollinator foi o mote para a realização de um colóquio organizado pela CAP e pela Syngenta, em que se fez o balanço desta iniciativa e se debateram temas como a biodiversidade e a agricultura.

Recorde-se que este projecto é uma forma de ajudar a preservar a biodiversidade através da promoção de práticas agrícolas sustentáveis fornecendo aos agricultores instrumentos que lhes permitam desenvolver a sua actividade de uma forma economicamente viável e em simultâneo contribuir para a promoção do ambiente.

Dia do Município de Santarém

Hoje foi o Dia de Santarém na 56.ª Feira Nacional de Agricultura. Numa colaboração com a organização do certame, a autarquia ofereceu convites a todos os que residem ou trabalham no concelho de Santarém e a resposta dos scalabitanos foi inequívoca no interesse em visitar a feira o que se notou ao longo do dia registando-se uma assinalável moldura humana.

Para celebrar este dia, o Município de Santarém desenvolveu um vasto conjunto de iniciativas de animação para todas as faixas etárias. Os munícipes tiveram oportunidade de assistir a um vasto programa de animação como conhecer as actividades desenvolvidas pelo Clube de Canoagem Scalabitano, ouvir a Tocata de Cavaquinhos da UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém , o Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Pernes ou assistir a Danças de Salão a cargo da Associação de Dança Desportiva de Tremês.

As Tunas do IPS “Académica _ Arriba-Ó-Tunapikas”, “Scalabituna”, “Tufes”, “Tages” e “IssóTuna” mostraram os seus dotes musicais e a animação musical popular esteve a cargo da “Bandinha da Moca”, “Ruído à Portuguesa” e “Camisas Negras”. As danças e os cantares mais tradicionais também estiveram em foco com o Rancho Folclórico de Abitureiras.

A par destas iniciativas, o Município de Santarém disponibilizou transporte e almoço para que todas as crianças das escolas do Concelho pudessem visitar a FNA 19.

No 6.º Dia da Feira Nacional de Agricultura, também houve espaço para mais uma Largada de Toiros na Manga da Feira e animação musical a cargo da Bandinha da Gansaria. Pelas 23h00, o Palco do Grande Ringue acolheu o Concerto de “Conan Osíris“.

14 de Junho

Amanhã, o destaque do dia é a Conferência Internacional “Os Desafios para os Agricultores e para a Agricultura no Futuro” e o debate que irá ser proporcionado através das “Jornadas de Enologia”.

O Auditório de Cozinha ao Vivo recebe uma Promoção Gastronómica de Terras de Trás-os-Montes com o Chefe João Rodrigues do Restaurante Feitoria (Org. ANCSUB) e no Stand do Vinho decorre uma Masterclass de Vinhos Velhos de Trás-os-Montes, uma acção sobre Vinhos e Gastronomia, com o Chefe Leopoldo Calhau do restaurante Taberna do Calhau e mais um Curso de Iniciação à Prova de Vinhos.

Na área equestre realce para o Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho (Provas de Ensino e Maneabilidade) e para as Escolas de Toureio e Treinos de Forcados. À noite não poderiam faltar as Largadas de Toiros e o dia finaliza com um grande concerto de Mariza.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 14 a 20 Outubro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Milho Grão – Conjuntura semanal Na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.