Início / Agricultura / Florestais algarvios podem candidatar-se aos apoios aos incêndios até 15 de Abril

Florestais algarvios podem candidatar-se aos apoios aos incêndios até 15 de Abril

A Associação de Produtores Florestais do Barlavento Algarvio voltou a pedir a prorrogação do prazo para submissão de candidaturas à Medida 8.1.4 – Restabelecimento da floresta afectada por agentes bióticos e abióticos ou acontecimentos catastróficos, que terminava hoje, 29 de Março. E o Ministério da Agricultura aceitou.

Esta é a terceira prorrogação do prazo para submissão de candidaturas pedida pela associação, prazo que agora se estende até ao próximo dia 15 de Abril.

Este apoio destina-se à recuperação das áreas afectadas por grandes incêndios em 2016, 2017 e 2018.

PDR 2020

A medida, inserida no âmbito do PDR 2020,  abriu a 16 de Novembro, com uma dotação de 4 milhões de euros disponíveis para a Região do Algarve.

No entanto, trata-se de uma medida de âmbito nacional, que o Governo estendeu a todo o território, embora tenha atribuído dotações específicas para cada uma das regiões, tendo em conta os relatórios do ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas sobre as necessidades de cada uma delas.

Apoio a nível nacional

Assim, explica uma nota do Gabinete do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, à dotação disponível para o Algarve, somam-se mais 2,5 milhões de euros para a Região do Alentejo; 16,5 milhões de euros para a Região Centro e 5 milhões de euros para a Região Norte, num total de 28 milhões de euros.

Esta verba destina-se a apoiar a recuperação das áreas afectadas por grandes incêndios em 2016, 2017 e 2018 registadas nos relatórios do ICNF, excluindo áreas de povoamentos de espécies de crescimento rápido.

“Esta prorrogação vem adiar todo o processo de análise, aprovação e contratação da globalidade das candidaturas por parte da Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural. Não obstante, o Governo considera importante que os produtores florestais algarvios disponham de todas as condições para apresentarem as respectivas candidaturas”, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

BPI e John Deere renovam parceria para financiamento de máquinas agrícolas

A parceria apoiou, nos últimos cinco anos, a aquisição de 1.734 tractores, num montante global …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.