Início / Agenda / Feira das Adiafas. APAS Floresta leva Conversas Florestais ao Cadaval. 11 de Outubro

Feira das Adiafas. APAS Floresta leva Conversas Florestais ao Cadaval. 11 de Outubro

A APAS Floresta em parceria com a Câmara Municipal do Cadaval vai realizar no próximo dia 11 de Outubro a 10ª edição das Conversas Florestais subordinada ao tema: “As Várias Vertentes da Certificação Florestal“, com a participação especial da The Navigator Company.

O evento terá lugar no recinto da Feira das Adiafas, no Cadaval, pelas 18h30.

A participação é gratuita mas por motivos de logística a confirmação deve ser realizada até ao dia 9 de Outubro para patriciaazeiteiro@apasfloresta.pt ou através do telefone 919 723 420.

Festa das Adiafas

O certame “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve” reúne anualmente, na vila do Cadaval, gastronomia, exposições, espectáculos e actividades equestres. A isto, juntam-se diversos espaços de conversa acerca do sector produtivo, bem como o anual Concurso de Vinhos Leves de Lisboa.

O recinto junto ao Campo da Feira do Cadaval tem acolhido anualmente, desde o ano de 2009, um certame sobejamente apreciado na região, onde a homenagem às ancestrais tradições rurais se funde com a divulgação da produção regional nas suas mais diversas vertentes, refere fonte institucional da autarquia do Cadaval.

A origem do termo “Adiafa” e do certame

O termo “Adiafa” significa, precisamente, o tradicional banquete que os antigos proprietários vinhateiros ofereciam, desde tempos remotos, aos seus trabalhadores no fim de cada ano de campanha, pretendendo tão simplesmente festejar o final das colheitas ou agraciar o ano agrícola.

A Associação de Bombeiros Voluntários do Cadaval organizou, desde finais dos anos 50 até inícios dos anos 70, com algumas interrupções, o tradicional Baile das Vindimas. Este foi, provavelmente, o evento percursor da oficial celebração do final das colheitas, acrescentam os responsáveis pela Câmara Municipal do Cadaval.

Homenagem às vindimas

O Município do Cadaval recuperou a homenagem às vindimas em finais da década de 90, na ocasião com a designada “Adiafa das Vindimas”, mantendo-se a realização do evento no pavilhão dos bombeiros e com a colaboração desta instituição.

A passagem para o plural do termo “Adiafa”, em 2002, por parte do Município, teve o intuito de abarcar a celebração de outras “adiafas”, nomeadamente a da colheita frutícola e, de um modo geral, incluir toda a produção local, que faz do Cadaval um concelho rural por excelência.

A partir daquele ano, a festa deixou de se chamar “Adiafa das Vindimas” para se passar a designar “Festa das Adiafas”. Neste ano, a mesma passa a realizar-se no Largo da Adega Cooperativa do Cadaval, que na ocasião revelava ter maior dimensão para acolher um certame que se queria expandir.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Previsões agrícolas do INE: aumento de produção no pêssego abaixo das expectativas

O tempo quente acelerou a maturação das variedades intermédias e tardias de pêssego, reduzindo o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.