AGRICULTURA E MAR ACTUAL http://agriculturaemar.com Portal do mundo rural e da economia do mar Sat, 18 Jan 2020 19:14:16 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.3.2 Ministros da Agricultura de 71 nações comprometem-se a apoiar entrada dos pequenos agricultores no comércio mundial http://agriculturaemar.com/ministros-da-agricultura-de-71-nacoes-comprometem-se-a-apoiar-entrada-dos-pequenos-agricultores-no-comercio-mundial/ http://agriculturaemar.com/ministros-da-agricultura-de-71-nacoes-comprometem-se-a-apoiar-entrada-dos-pequenos-agricultores-no-comercio-mundial/#respond Sat, 18 Jan 2020 15:00:58 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=47089 O Global Forum for Food and Agriculture (GFFA) – 12.º Fórum Global para a Alimentação e Agricultura reuniu hoje, 18 de Janeiro, em Berlim, 71 ministros da Agricultura de todo o Mundo, que emitiram um comunicado conjunto, no qual se comprometem a apoiar o livre comércio e a promover o acesso dos pequenos agricultores ao …

O post Ministros da Agricultura de 71 nações comprometem-se a apoiar entrada dos pequenos agricultores no comércio mundial aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O Global Forum for Food and Agriculture (GFFA) – 12.º Fórum Global para a Alimentação e Agricultura reuniu hoje, 18 de Janeiro, em Berlim, 71 ministros da Agricultura de todo o Mundo, que emitiram um comunicado conjunto, no qual se comprometem a apoiar o livre comércio e a promover o acesso dos pequenos agricultores ao comércio internacional.

Um encontro em que Portugal esteve representado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque (ver aqui).

Segundo se pode ler no comunicado, aqueles governantes observa que, em muitos países, “a agricultura em pequena escala ainda é a principal fonte de alimentos. Pequenos agricultores, agricultores familiares e mulheres agricultoras, em particular, continuam a enfrentar graves dificuldades no acesso aos mercados”, por isso comprometem-se a “promover políticas que permitam a todos os agricultores participar no comércio. Estamos convencidos de que esse comércio pode ter um impacto positivo no empoderamento económico das mulheres”.

Comércio é vital

Por outro lado, aqueles 71 ministros da Agricultura concordam que “o comércio é vital para conectar produtores e consumidores e fornecer países, regiões e comunidades com défice estrutural de oferta de alimentos” e enfatizam que isso se tornará mais claro à medida que “os riscos para a produção de alimentos, de qualidade, aumentam devido às mudanças climáticas e outras tensões ambientais”.

“Facilitaremos, portanto, o comércio agrícola, fortalecendo as regras comerciais e a transparência, cadeias de valor locais, regionais e globais inclusivas e promoveremos investimentos, em particular nas regiões mais pobres do Mundo”.

Jovens agricultores

E aqueles governantes não esquecem os jovens agricultores. “Destacamos o facto de que o comércio pode acelerar a adopção de novas tecnologias, aumentar as oportunidades empresariais e tornar o sector alimentar e a agricultura mais atraente para uma nova geração de agricultores”.

“Estamos convencidos de que um aumento sustentável da produtividade pode ser alcançado em todos os aspectos e áreas geográficas, especialmente em áreas com condições mais favoráveis. As políticas devem, portanto, ser desenvolvidas para que o comércio ofereça contribuições mais inteligentes para enfrentar os desafios globais, facilitar o uso sustentável e eficiente da água, da terra, da biodiversidade e da energia, evitando a super-exploração e a degradação da terra e dos recursos naturais”, acrescenta o mesmo comunicado.

Agricultura e Mar Actual

O post Ministros da Agricultura de 71 nações comprometem-se a apoiar entrada dos pequenos agricultores no comércio mundial aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/ministros-da-agricultura-de-71-nacoes-comprometem-se-a-apoiar-entrada-dos-pequenos-agricultores-no-comercio-mundial/feed/ 0
Maria do Céu Albuquerque: políticas comerciais da UE devem ser pensadas para produção de alimentos com mais segurança http://agriculturaemar.com/maria-do-ceu-albuquerque-politicas-comerciais-da-ue-devem-ser-pensadas-para-producao-de-alimentos-com-mais-seguranca/ http://agriculturaemar.com/maria-do-ceu-albuquerque-politicas-comerciais-da-ue-devem-ser-pensadas-para-producao-de-alimentos-com-mais-seguranca/#respond Sat, 18 Jan 2020 14:00:10 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=47085 Ministros da Agricultura de todo o Mundo reuniram-se, hoje, 18 de Janeiro, em Berlim, no Global Forum for Food and Agriculture (GFFA) – 12.º Fórum Global para a Alimentação e Agricultura. Portugal esteve representado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque. Sob o tema “Alimentos para Todos! Comércio Internacional para uma Alimentação Sustentável e …

O post Maria do Céu Albuquerque: políticas comerciais da UE devem ser pensadas para produção de alimentos com mais segurança aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
Ministros da Agricultura de todo o Mundo reuniram-se, hoje, 18 de Janeiro, em Berlim, no Global Forum for Food and Agriculture (GFFA) – 12.º Fórum Global para a Alimentação e Agricultura. Portugal esteve representado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.

Sob o tema “Alimentos para Todos! Comércio Internacional para uma Alimentação Sustentável e Segura”, os responsáveis mundiais para a agricultura e alimentação estiveram a debater as linhas estratégicas de um futuro modelo agrícola.

Durante este encontro, a ministra da Agricultura portuguesa salientou que é preciso “responder aos desafios inerentes ao desenvolvimento de uma agricultura ainda mais sustentável, ainda mais competitiva e ainda mais inovadora. É preciso dar continuidade à missão deste sector e reforçar o papel da agricultura em Portugal, nomeadamente na garantia da produção de alimentos com qualidade e elevados padrões de segurança, respeitando o ambiente e o bem-estar animal”.

Comunicado conjunto

Num comunicado conjunto, os 71 ministros da Agricultura presentes no Fórum consideram que as políticas comerciais devem fazer parte de uma estratégia maior, assente num modelo de comércio seguro, mas também sustentável, mais equitativo, com produção de alimentos de maior qualidade, e baseado em regras mais justas e transparentes.

“Estamos profundamente preocupados que actualmente mais de 820 milhões de pessoas passem fome e que 2,5 mil milhões sofrem de alguma forma de deficiência de nutrientes. Devemos tomar medidas urgentes cumprir o direito à alimentação e abordar as causas da fome: pobreza extrema, desigualdade e crise”, pode ler-se no comunicado.

Confiança no sector agrícola

E sublinha que o sector agrícola e as empresas agroalimentares “devem produzir quantidades de alimentos seguros, nutritivos e acessíveis, além de reduzir perdas e desperdícios para combater a fome no Mundo e a desnutrição em todas as suas formas, mas que deve fazê-lo de maneira sustentável. Expressamos a nossa firme convicção de que o sector agrícola e alimentar pode contribuir significativamente para soluções globais em todas essas áreas”.

Agricultura e Mar Actual

O post Maria do Céu Albuquerque: políticas comerciais da UE devem ser pensadas para produção de alimentos com mais segurança aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/maria-do-ceu-albuquerque-politicas-comerciais-da-ue-devem-ser-pensadas-para-producao-de-alimentos-com-mais-seguranca/feed/ 0
Maria do Céu Albuquerque: Agricultura é um contribuinte líquido para a sustentabilidade ambiental http://agriculturaemar.com/maria-do-ceu-albuquerque-agricultura-e-um-contribuinte-liquido-para-a-sustentabilidade-ambiental/ http://agriculturaemar.com/maria-do-ceu-albuquerque-agricultura-e-um-contribuinte-liquido-para-a-sustentabilidade-ambiental/#respond Fri, 17 Jan 2020 21:00:02 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=47100 A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, marcou hoje, 17 de Janeiro, presença na Semana Verde Internacional de Berlim. Durante uma visita ao stand de Portugal, Maria do Céu Albuquerque afirmou que os agricultores portugueses estão “preparados e motivados” para a “transição” para práticas mais sustentáveis. “Sabem que isto não é uma inevitabilidade, é …

O post Maria do Céu Albuquerque: Agricultura é um contribuinte líquido para a sustentabilidade ambiental aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, marcou hoje, 17 de Janeiro, presença na Semana Verde Internacional de Berlim. Durante uma visita ao stand de Portugal, Maria do Céu Albuquerque afirmou que os agricultores portugueses estão “preparados e motivados” para a “transição” para práticas mais sustentáveis.

“Sabem que isto não é uma inevitabilidade, é uma necessidade, e sentem-se parte desta mudança. Aquilo que tentamos fazer em Portugal é trazer os agricultores para connosco discutirem modelos, propostas, e depois, tendo por base os recursos nacionais e da União Europeia, podermos alavancar este modelo de transição”, realçou a ministra em declarações à imprensa.

Presentes nove empresas portuguesas

Maria do Céu Albuquerque visitou as nove empresas portuguesas que participam, com o apoio da Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, InovCluster, na 85.ª edição da “Internationale Grüne Woche Berlin” que espera receber 400 mil visitantes.

“Encontramo-nos num período de transição porque todos temos consciência que os nossos recursos naturais são finitos, que nós, para garantirmos a nossa existência, temos de fazer diferente e a agricultura é um contribuinte líquido para fazermos face a este modelo de transição”, defendeu a ministra da Agricultura.

Produção biológica

“Temos, cada vez mais, de transitar para meios de produção biológica, orgânica, mais consciente da utilização eficiente dos recursos, como é o caso da água, respeitando o solo. Queremos fazer esta transição justa, onde [os agricultores] não percam competitividade, onde possam alavancar a sua actividade económica, mas com respeito cada vez maior pelo ambiente e por boas práticas para servir as pessoas”, salientou Maria do Céu Albuquerque.

A governante sublinhou a importância da digitalização e das novas tecnologias como forma de modernização da agricultura, tornando-a mais sustentável, e também de atrair jovens para esta profissão.

“Esta mudança é possível até porque o consumo também está a mudar, o consumidor está mais atento, e a Comissão Europeia apresentou o ‘Green Deal’, o pacto ambiental, e vai apresentar a sua declinação para a agricultura, [em que], claramente, quer corresponder a este modelo de transição para uma agricultura cada vez mais preparada para mitigar as alterações climáticas e garantir o futuro”, sustentou a ministra.

Durante o dia de amanhã, Maria do Céu Albuquerque vai participar no 12.º Fórum Global para a Alimentação e Agricultura (GFFA).

Agricultura e Mar Actual

O post Maria do Céu Albuquerque: Agricultura é um contribuinte líquido para a sustentabilidade ambiental aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/maria-do-ceu-albuquerque-agricultura-e-um-contribuinte-liquido-para-a-sustentabilidade-ambiental/feed/ 0
CNCFS leva Seminário sobre a Alfarroba a Loulé. Entrada gratuita http://agriculturaemar.com/cncfs-leva-seminario-sobre-a-alfarroba-a-loule-entrada-gratuita/ http://agriculturaemar.com/cncfs-leva-seminario-sobre-a-alfarroba-a-loule-entrada-gratuita/#respond Fri, 17 Jan 2020 20:00:12 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=47094 O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS) organiza um Seminário sobre a Alfarroba, que terá lugar no Auditório do Nera, em Loulé, dia 22 de Janeiro, a partir das 14 horas. O evento, que conta também com o apoio da Nera – Associação Empresarial da Região do Algarve, é gratuito mas de inscrição …

O post CNCFS leva Seminário sobre a Alfarroba a Loulé. Entrada gratuita aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS) organiza um Seminário sobre a Alfarroba, que terá lugar no Auditório do Nera, em Loulé, dia 22 de Janeiro, a partir das 14 horas.

O evento, que conta também com o apoio da Nera – Associação Empresarial da Região do Algarve, é gratuito mas de inscrição obrigatória através do e-mail rosalina.marrao@cncfs.pt.

A alfarrobeira, também conhecida como Pão-de-João ou Pão-de-São-João, figueira-de-pitágoras e figueira-do-Egipto, é uma árvore de folha perene, originária da região mediterrânica que atinge cerca de 10 a 20 m de altura, cujo fruto é a alfarroba.

Programa

 

CNCFS

O CNCFS é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e tem por objecto promover o desenvolvimento do sector dos frutos secos em Portugal, nomeadamente a castanha, a amêndoa, a noz, a avelã, a alfarroba e o pistácio, pela via do reforço da investigação, da promoção da inovação e da transferência e divulgação do conhecimento.

Agricultura e Mar Actual

O post CNCFS leva Seminário sobre a Alfarroba a Loulé. Entrada gratuita aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/cncfs-leva-seminario-sobre-a-alfarroba-a-loule-entrada-gratuita/feed/ 0
Cooperativa Agrícola de Boticas entrega subsídios aos criadores de pequenos ruminantes http://agriculturaemar.com/cooperativa-agricola-de-boticas-entrega-subsidios-aos-criadores-de-pequenos-ruminantes/ http://agriculturaemar.com/cooperativa-agricola-de-boticas-entrega-subsidios-aos-criadores-de-pequenos-ruminantes/#respond Fri, 17 Jan 2020 18:45:27 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=47073 A Cooperativa Agrícola de Boticas (Capolib) procedeu esta quarta-feira, dia 15 de Janeiro, à entrega das compensações financeiras aos criadores de pequenos ruminantes (caprinos e ovinos) do Concelho. As compensações financeiras entregues visam fomentar a prática da pastorícia, através do aumento do número de animais e, consequentemente, de rebanhos, bem como a gestão combustível nos …

O post Cooperativa Agrícola de Boticas entrega subsídios aos criadores de pequenos ruminantes aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
A Cooperativa Agrícola de Boticas (Capolib) procedeu esta quarta-feira, dia 15 de Janeiro, à entrega das compensações financeiras aos criadores de pequenos ruminantes (caprinos e ovinos) do Concelho.

As compensações financeiras entregues visam fomentar a prática da pastorícia, através do aumento do número de animais e, consequentemente, de rebanhos, bem como a gestão combustível nos baldios.

Defesa da floresta contra incêndios

A Câmara Municipal de Boticas salienta que a criação de caprinos e ovinos é uma “actividade desenvolvida, sobretudo, nas zonas rurais e que, além da produção de carne e leite, permite também a gestão de matérias combustíveis em terrenos colectivos, contribuindo de forma preponderante para a defesa da floresta contra incêndios”.

Cooperativa Agrícola de Boticas

A Cooperativa Agrícola de Boticas foi fundada em 1952, no Município de Boticas, em Trás-os-Montes, com o objectivo de auxiliar os produtores agrícolas da região com os meios técnicos que lhes permitissem aumentar e melhorar a sua produção, centralizar as compras e promover a comercialização.

Actualmente a cooperativa tem mais de 1500 associados.

Ao longo dos anos a cooperativa foi-se expandindo e prestando um maior número de serviços aos seus associados. O grande destaque vai para a criação do Agrupamento de Produtores de Carne Barrosã e o Agrupamento de Produtores de Mel de Barroso em 1994, os quais expandiram as fronteiras municipais e regionais da Cooperativa que chega agora a mais de vinte municípios no Norte de Portugal.

Agricultura e Mar Actual

O post Cooperativa Agrícola de Boticas entrega subsídios aos criadores de pequenos ruminantes aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/cooperativa-agricola-de-boticas-entrega-subsidios-aos-criadores-de-pequenos-ruminantes/feed/ 0
NRP Sines aberto a visitas este fim-de-semana em Setúbal http://agriculturaemar.com/nrp-sines-aberto-a-visitas-este-fim-de-semana-em-setubal/ http://agriculturaemar.com/nrp-sines-aberto-a-visitas-este-fim-de-semana-em-setubal/#respond Fri, 17 Jan 2020 18:15:27 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=47068 A Marinha Portuguesa informa que o NRP Sines está atracado no Porto de Setúbal e vai abrir a visitas nos dias 18 e 19 de Janeiro, no horário das 14 às 17 horas. ​​​​​​Uma oportunidade a não perder de conhecer o Navio de Patrulha Oceânico da Marinha Portuguesa. O NRP Sines foi baptizado em Julho …

O post NRP Sines aberto a visitas este fim-de-semana em Setúbal aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
A Marinha Portuguesa informa que o NRP Sines está atracado no Porto de Setúbal e vai abrir a visitas nos dias 18 e 19 de Janeiro, no horário das 14 às 17 horas.

​​​​​​Uma oportunidade a não perder de conhecer o Navio de Patrulha Oceânico da Marinha Portuguesa.

O NRP Sines foi baptizado em Julho de 2017 e tem como principal função a busca e salvamento marítimo, a vigilância marítima, a prevenção e combate à poluição entre outras tarefas de interesse público.

Comandado pela capitão-de-fragata Mónica Martins e com 46 militares embarcados, o NRP Sines estará em missão na costa portuguesa até ao final do mês de Janeiro.

Visitas

A Marinha informa ainda que as visitas podem ser canceladas sem aviso prévio, por questões de empenhamento operacional do navio em missões de busca e salvamento no mar.​

NRP Sines

O Navio Patrulha Oceânico Sines foi construído nos Estaleiros do Consórcio West Sea/Edisoft em Viana do Castelo e foi aumentado ao efectivo dos navios da Armada em 6 de Julho de 2018.

Foi concebido como navio não combatente e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional.

Agricultura e Mar Actual

O post NRP Sines aberto a visitas este fim-de-semana em Setúbal aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/nrp-sines-aberto-a-visitas-este-fim-de-semana-em-setubal/feed/ 0
Cotações – Cereais – Informação Semanal – 6 a 12 Janeiro 2020 http://agriculturaemar.com/cotacoes-cereais-informacao-semanal-6-a-12-janeiro-2020/ http://agriculturaemar.com/cotacoes-cereais-informacao-semanal-6-a-12-janeiro-2020/#respond Fri, 17 Jan 2020 18:00:09 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=47071 Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Milho Grão Na presente campanha (2019-2020), em Portugal continental, registou-se uma estabilização da área semeada com milho, após a tendência de diminuição verificada nas últimas 5 campanhas. A quantidade produzida estimada pelo INE é superior em 5% ao da campanha anterior. A campanha de comercialização encontra-se …

O post Cotações – Cereais – Informação Semanal – 6 a 12 Janeiro 2020 aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Milho Grão

Na presente campanha (2019-2020), em Portugal continental, registou-se uma estabilização da área semeada com milho, após a tendência de diminuição verificada nas últimas 5 campanhas.

A quantidade produzida estimada pelo INE é superior em 5% ao da campanha anterior. A campanha de comercialização encontra-se no fim.

A cotação mais frequente no produtor foi de 168€/ton.

Arroz

Na presente campanha (2019-2020), a quantidade produzida estimada pelo INE é inferior em 5% à da campanha passada, consequência da diminuição tanto da área semeada como da produtividade média.

As cheias ocorridas no Baixo Mondego no último trimestre de 2019 levaram à diminuição da quantidade colhida devido ao alagamento dos arrozais.

A campanha de comercialização encontra-se no final.

A cotação mais frequente no produtor do arroz longo A manteve-se em 380€/ton.

A cotação mais frequente do arroz longo B manteve-se em 370€/ton.

Todas as cotações aqui.

SIMA

O SIMA tem como objectivos o acompanhamento do mercado de produtos agrícolas, recolhendo os dados que permitam:

  • Informar os decisores políticos, que têm a missão de acompanhar as políticas de mercado (nacionais ou comunitárias)
  • Informar o próprio mercado e os seus agentes, prestando um serviço público de regulação

Tipo de Informação disponibilizada:

  • Preços de produtos agrícolas
  • Análises de mercados agrícolas
  • Documento Metodológico

Sectores acompanhados:

  • Frutos Frescos
  • Frutos Secos e Secados
  • Hortícolas
  • Flores e Folhagens
  • Azeite e Azeitona
  • Cortiça
  • Cereais
  • Girassol
  • Bovinos
  • Caprinos
  • Ovinos
  • Suínos
  • Coelhos
  • Aves
  • Ovos
  • Leite e Produtos Lácteos

Agricultura e Mar Actual

O post Cotações – Cereais – Informação Semanal – 6 a 12 Janeiro 2020 aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/cotacoes-cereais-informacao-semanal-6-a-12-janeiro-2020/feed/ 0
Açores apoiam empresários das Flores e do Corvo afectados pelo furacão Lorenzo http://agriculturaemar.com/acores-apoiam-empresarios-das-flores-e-do-corvo-afectados-pelo-furacao-lorenzo/ http://agriculturaemar.com/acores-apoiam-empresarios-das-flores-e-do-corvo-afectados-pelo-furacao-lorenzo/#respond Fri, 17 Jan 2020 13:45:34 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=47061 O Governo dos Açores solicitou à Câmara do Comércio e Indústria da Horta a elaboração de uma quantificação rigorosa dos reais prejuízos que as empresas das Flores e do Corvo tiveram em função da descontinuidade do transporte marítimo de mercadorias para aquelas ilhas, na sequência da passagem do furacão Lorenzo. O vice-presidente do Governo salientou …

O post Açores apoiam empresários das Flores e do Corvo afectados pelo furacão Lorenzo aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O Governo dos Açores solicitou à Câmara do Comércio e Indústria da Horta a elaboração de uma quantificação rigorosa dos reais prejuízos que as empresas das Flores e do Corvo tiveram em função da descontinuidade do transporte marítimo de mercadorias para aquelas ilhas, na sequência da passagem do furacão Lorenzo.

O vice-presidente do Governo salientou que essa colaboração vai permitir “determinar os efectivos prejuízos, em termos de efeitos sobre os seus resultados líquidos”, que decorreram do constrangimento provocado pela inoperacionalidade, desde Outubro, nomeadamente do Porto das Lajes das Flores.

Apoio na totalidade

Sérgio Ávila, que falava na Horta, no final de uma reunião com o presidente da Câmara do Comércio e Indústria da Horta, Davide Marcos, referiu que essa quantificação vai permitir ao Governo, de acordo com o compromisso assumido, apoiar, na totalidade, “os efectivos prejuízos que cada empresa tenha suportado e decorrentes da redução da sua actividade económica” devido às dificuldades no transporte de mercadorias.

O vice-presidente do Governo lembrou que os apoios aos prejuízos efectivos resultantes da passagem do furação Lorenzo estão já a ser processados, no montante global de 70 mil euros, e destinados a 17 empresas que apresentaram candidaturas.

A cooperação agora solicitada à Câmara do Comércio e Industria da Horta refere-se aos prejuízos derivados da menor actividade económica do tecido empresarial nas duas ilhas do Grupo Ocidental, em consequência da descontinuidade do transporte marítimo de mercadorias, que agora fica ultrapassada com o início da operação do navio ‘Malena’.

Agricultura e Mar Actual

O post Açores apoiam empresários das Flores e do Corvo afectados pelo furacão Lorenzo aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/acores-apoiam-empresarios-das-flores-e-do-corvo-afectados-pelo-furacao-lorenzo/feed/ 0
Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 6 a 12 Janeiro 2020 http://agriculturaemar.com/cotacoes-azeite-e-azeitona-informacao-semanal-6-a-12-janeiro-2020/ http://agriculturaemar.com/cotacoes-azeite-e-azeitona-informacao-semanal-6-a-12-janeiro-2020/#respond Fri, 17 Jan 2020 13:20:39 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=47056 Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Azeitona para azeite O Instituto Nacional de Estatística (INE) estimava, para a campanha em curso, um volume de produção 20% superior ao da campanha anterior. A campanha de comercialização foi dada por encerrada no Alentejo e aproximava-se do fim na Beira Baixa e em Trás-os-Montes. As …

O post Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 6 a 12 Janeiro 2020 aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Azeitona para azeite

O Instituto Nacional de Estatística (INE) estimava, para a campanha em curso, um volume de produção 20% superior ao da campanha anterior. A campanha de comercialização foi dada por encerrada no Alentejo e aproximava-se do fim na Beira Baixa e em Trás-os-Montes.

As cotações variaram entre a mínima de 0,27€/kg e a máxima de 0,35€/kg.

Azeite

Em Espanha, na primeira semana de 2020 registava-se uma queda de cerca de 25% nos preços do azeite, relativamente à primeira semana do ano anterior. Na segunda semana de 2020 o mercado continuou com pouca actividade e os preços mantiveram-se praticamente sem alterações.

Em Portugal, as últimas estimativas do INE apontam para um crescimento de cerca de 20% no volume de produção de azeitona para azeite, relativamente à campanha anterior. No final dos primeiros 3 meses desta campanha, o rendimento médio em azeite da azeitona laborada nos lagares era de 15% (SIAZ).

A campanha de comercialização prosseguia, mas não foram monitorizadas transacções a granel na semana em análise.

As cotações mais frequentes do azeite virgem extra em garrafão de 5 litros variaram entre 4,23€/l e 4,80€/l.

As cotações podem ser consultadas aqui.

Azeite: Comércio internacional

Na campanha 2018-2019 (Outubro – Setembro), face à quebra da produção nacional, as importações portuguesas de azeite virgem extra e virgem aumentaram em volume mais que as exportações, relativamente ao período homólogo da campanha anterior.

Ambos os fluxos diminuíram em valor, o que reflecte a baixa do preço do azeite no mercado mundial. O nosso saldo comercial em azeite aumentou ligeiramente: +1,6%%.

Agricultura e Mar Actual

O post Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 6 a 12 Janeiro 2020 aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/cotacoes-azeite-e-azeitona-informacao-semanal-6-a-12-janeiro-2020/feed/ 0
Programa 5 ao Dia sensibiliza para as recomendações da DGS sobre o tempo frio http://agriculturaemar.com/programa-5-ao-dia-sensibiliza-para-as-recomendacoes-da-dgs-sobre-o-tempo-frio/ http://agriculturaemar.com/programa-5-ao-dia-sensibiliza-para-as-recomendacoes-da-dgs-sobre-o-tempo-frio/#respond Fri, 17 Jan 2020 12:25:28 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=47050 O Programa 5 ao Dia realizou, na passada quarta e quinta-feira, dia 15 e 16 de Janeiro, no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) a 18.ª e 19.ª sessões, do ano lectivo 2019/2020. Nestas foi destacada a importância do Plano de Saúde Sazonal – Inverno & Saúde da Direcção-Geral da Saúde (DGS) que identificou …

O post Programa 5 ao Dia sensibiliza para as recomendações da DGS sobre o tempo frio aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O Programa 5 ao Dia realizou, na passada quarta e quinta-feira, dia 15 e 16 de Janeiro, no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) a 18.ª e 19.ª sessões, do ano lectivo 2019/2020. Nestas foi destacada a importância do Plano de Saúde Sazonal – Inverno & Saúde da Direcção-Geral da Saúde (DGS) que identificou um conjunto de recomendações preventivas que a população deve seguir durante o tempo frio, como forma de prevenir e minimizar os seus efeitos negativos e das infecções respiratórias, tais como a gripe e as constipações.

Neste sentido, as crianças foram informadas que, no que se refere à alimentação, devem fazer refeições mais frequentes encurtando as horas entre elas, dando preferência a sopas e a bebidas quentes, como leite e chá; que devem aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes (por exemplo, frutas e hortícolas), pois contribuem para minimizar o aparecimento de infecções e, por fim, que devem fazer uma alimentação variada e saudável, evitando alimentos fritos, com muita gordura ou açucarados.

Manter o corpo hidratado e quente

Cumulativamente a DGS alerta também para a importância de manter o corpo hidratado e quente; manterem-se protegidos do frio; manterem a casa quente; manterem-se especialmente atentos caso tenham algum problema de saúde e manterem-se em contacto e atentos aos outros. Recomendam também o uso de luvas, cachecol, gorro, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa, e calçado adequado às condições climatéricas; aquecer a casa tendo em atenção que há fontes de calor que representam riscos de incêndio ou de intoxicação e, em caso de necessidade, telefonar para a Saúde 24.

Degustação de frutas

As crianças terminaram as sessões desta semana com a participação numa degustação de frutas na actividade “Visita ao Mercado Abastecedor” tendo sido disponibilizadas diversas variedades de fruta por forma a que comprovassem algumas das suas características, tais como, a cor, o tamanho, a forma, o aroma e o sabor.

Estas sessões contaram com a participação dos alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico das Escolas EB Guisande, EB Figueiredo e EB Escudeiros que foram acompanhados pelas professoras Rosa Peixoto, Isabel Pereira e António Alves, respectivamente, e dos alunos do 5.º ano do 2.º ciclo da escola EB 2/3 de Amares acompanhados pelos professores Cristina Escudeiros e João Ribeiro.

Programa 5 ao Dia

Recorde-se que o Programa 5 ao Dia tem como principal objectivo a promoção do consumo diário de 5 porções de frutas e hortícolas junto de crianças em idade escolar como forma de potenciar hábitos alimentares saudáveis. Este programa é da responsabilidade da Associação 5 ao Dia, sendo apoiado pela Câmara Municipal de Braga em articulação com a DSRN – Direcção de Serviços da Região do Norte, a DRAP Norte – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a ARS Norte – Administração Regional de Saúde do Norte, a Universidade do Minho e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Na próxima quarta e quinta-feira, dia 22 e 23 de Janeiro, ocorrerá a 20.ª e a 21.ª sessão que contará com a participação dos alunos das escolas EB Merelim S. Pedro e EB Merelim S. Paio, do concelho de Braga, bem como dos alunos da escola EB 2/3 Amares.

Agricultura e Mar Actual

O post Programa 5 ao Dia sensibiliza para as recomendações da DGS sobre o tempo frio aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/programa-5-ao-dia-sensibiliza-para-as-recomendacoes-da-dgs-sobre-o-tempo-frio/feed/ 0