AGRICULTURA E MAR ACTUAL http://agriculturaemar.com Portal do mundo rural e da economia do mar Wed, 13 Nov 2019 19:45:28 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.2.4 Azeite de Moura DOP Bio, o 1.º azeite do Mundo com garrafa 100% reciclada e reciclável http://agriculturaemar.com/azeite-de-moura-dop-bio-o-1-o-azeite-do-mundo-com-garrafa-100-reciclada-e-reciclavel/ http://agriculturaemar.com/azeite-de-moura-dop-bio-o-1-o-azeite-do-mundo-com-garrafa-100-reciclada-e-reciclavel/#respond Wed, 13 Nov 2019 18:06:45 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45501 A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos acabou de comemorar o seu 65.º aniversário e aproveitou a data para lançar a sua mais recente e inovadora novidade: o Azeite de Moura DOP Bio 750 ml que passará a ser apresentado na primeira garrafa do mercado 100% reciclada e 100% reciclável. Segundo Henrique Herculano, director de …

O post Azeite de Moura DOP Bio, o 1.º azeite do Mundo com garrafa 100% reciclada e reciclável aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos acabou de comemorar o seu 65.º aniversário e aproveitou a data para lançar a sua mais recente e inovadora novidade: o Azeite de Moura DOP Bio 750 ml que passará a ser apresentado na primeira garrafa do mercado 100% reciclada e 100% reciclável.

Segundo Henrique Herculano, director de marketing da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, “a tradicional embalagem é normalmente apenas um meio para que as empresas levem os seus produtos até aos consumidores. No entanto, esta embalagem raramente é reutilizada ou reciclada, acabando por ser descartada. Assim sendo, a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos optou pela utilização de embalagens recicladas, garantindo que o material das nossas novas garrafas não foi descartado, mas sim reconvertido em novas embalagens, tão seguras na protecção do azeite quanto sustentáveis”.

Novidade a nível mundial

Esta medida, que é uma novidade a nível mundial, faz com que o Azeite de Moura DOP Bio 750 ml passe a ser comercializado na primeira garrafa reciclada e também reciclável, ajudando, assim, a caminhar na direcção daquela que, segundo Henrique Herculano, “parecia até à data uma verdadeira utopia: a inexistência de embalagem”.

Esta alteração de embalagem não acarreta qualquer custo extra aos consumidores de Azeite de Moura DOP Bio 750 ml, que continuarão a encontrar este azeite ao mesmo preço e nos locais habituais.

Agricultura e Mar Actual

O post Azeite de Moura DOP Bio, o 1.º azeite do Mundo com garrafa 100% reciclada e reciclável aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/azeite-de-moura-dop-bio-o-1-o-azeite-do-mundo-com-garrafa-100-reciclada-e-reciclavel/feed/ 0
Calçado. Trabalhadores do Grupo Kyaia contra aumento do horário de trabalho http://agriculturaemar.com/calcado-trabalhadores-do-grupo-kyaia-contra-aumento-do-horario-de-trabalho/ http://agriculturaemar.com/calcado-trabalhadores-do-grupo-kyaia-contra-aumento-do-horario-de-trabalho/#respond Wed, 13 Nov 2019 16:11:14 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45490 O Sindicato do Calçado do Minho e Trás-os-Montes, afecto à CGTP-IN, acusa a administração do Grupo Kyaia, maior grupo de calçado nacional, com fábricas em Guimarães e em Paredes de Coura, de estar a a “violar as normas do Contrato Colectivo de Trabalho”. Na origem da indignação, diz o sindicato, está a imposição “ilegal” de …

O post Calçado. Trabalhadores do Grupo Kyaia contra aumento do horário de trabalho aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O Sindicato do Calçado do Minho e Trás-os-Montes, afecto à CGTP-IN, acusa a administração do Grupo Kyaia, maior grupo de calçado nacional, com fábricas em Guimarães e em Paredes de Coura, de estar a a “violar as normas do Contrato Colectivo de Trabalho”.

Na origem da indignação, diz o sindicato, está a imposição “ilegal” de duas pausas de 10 minutos, prolongando o trabalho diário em 20 minutos, e semanal em uma hora e 40 minutos.

Para protestarem contra esta medida, os trabalhadores do Grupo Kyaia vão concentrar-se amanhã, 14 de Novembro, uma concentração marcada pelo Sindicato do Calçado do Minho e Trás-os-Montes, que conta com a presença de Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN, a partir das 19h30, no Largo do Toural, em Guimarães.

Em causa pausas de 10 minutos

O Grupo Fortunato O. Frederico & C.ª, composto pelas empresas Kyaia, Kello, Kellokia e Alfos, decidiu “aumentar o horário de trabalho diário em 20 minutos, uma hora e quarenta minutos por semana, com a inclusão de duas pausas de 10 minutos, uma de manhã e outra à tarde, aos cerca de 350 trabalhadores”, refere uma nota de imprensa da CGTP-IN.

“Perante a firme recusa da maioria dos trabalhadores em aceitar o aumento diário de trabalho em 20 minutos, o Sindicato do Calçado, Malas e Afins, Componentes, Formas e Curtumes do Minho e Trás-os-Montes procurou durante as últimas semanas pela via do diálogo e da negociação encontrar uma solução para o conflito, tendo a administração mantido uma posição irredutível e prepotente na violação das normas laborais. No final do mês de Outubro descontou aos trabalhadores ilegalmente, 20 minutos diários, e procedeu à sua injustificação”, acrescenta a mesma nota.

Grupo Kyaia

Fundada em 1984 por Fortunato Frederico e Amílcar Monteiro, a Kyaia lidera um grupo empresarial com mais de 600 colaboradores, com um volume de negócios de 55 milhões de euros e um modelo de negócio que se estende, para além da produção de calçado, às áreas da distribuição, do retalho mas também ao ramo imobiliário e das tecnologias de informação.

A empresa é normalmente reconhecida pelo comum consumidor através das lojas de calçado Foreva e pela loja online Fly London.

Agricultura e Mar Actual

O post Calçado. Trabalhadores do Grupo Kyaia contra aumento do horário de trabalho aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/calcado-trabalhadores-do-grupo-kyaia-contra-aumento-do-horario-de-trabalho/feed/ 0
Escola Superior Agrária de Coimbra acolhe palestra sobre tecnologia pós-colheita de hortofrutícolas http://agriculturaemar.com/escola-superior-agraria-de-coimbra-acolhe-palestra-sobre-tecnologia-pos-colheita-de-hortofruticolas/ http://agriculturaemar.com/escola-superior-agraria-de-coimbra-acolhe-palestra-sobre-tecnologia-pos-colheita-de-hortofruticolas/#respond Wed, 13 Nov 2019 16:00:21 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45488 A Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe no dia 15 de Novembro, a partir das 14 horas, no Auditório H1, a palestra “Tecnologia pós-colheita de produtos hortofrutícolas”. A palestra é realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Alimentar e tem como oradora Justina Franco, docente do Departamento de Ciências Agronómicas da …

O post Escola Superior Agrária de Coimbra acolhe palestra sobre tecnologia pós-colheita de hortofrutícolas aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
A Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe no dia 15 de Novembro, a partir das 14 horas, no Auditório H1, a palestra “Tecnologia pós-colheita de produtos hortofrutícolas”.

A palestra é realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Alimentar e tem como oradora Justina Franco, docente do Departamento de Ciências Agronómicas da ESAC.

Mestrado em Engenharia Alimentar

O Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra tem como objectivos fornecer uma formação de elevada exigência na área da Engenharia Alimentar que integre, complemente e desenvolva as competências exigidas por empresas nacionais e estrangeiras do actual mercado de trabalho do Engenheiro Alimentar.

O Mestrado pretende ainda desenvolver, aprofundar e consolidar competências de projecto e de produção para indústrias alimentares ou serviços de alimentação e desenvolvimento de novos produtos e processos.

Saiba mais sobre este mestrado aqui.

Agricultura e Mar Actual

O post Escola Superior Agrária de Coimbra acolhe palestra sobre tecnologia pós-colheita de hortofrutícolas aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/escola-superior-agraria-de-coimbra-acolhe-palestra-sobre-tecnologia-pos-colheita-de-hortofruticolas/feed/ 0
Hidro Ibérica lança novo site para facilitar proximidade com cliente nacional e internacional http://agriculturaemar.com/hidro-iberica-lanca-novo-site-para-facilitar-proximidade-com-cliente-nacional-e-internacional/ http://agriculturaemar.com/hidro-iberica-lanca-novo-site-para-facilitar-proximidade-com-cliente-nacional-e-internacional/#respond Wed, 13 Nov 2019 15:40:33 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45485 A Hidro Ibérica – Estudo e Montagem de Regas, com foco principal “na melhoria contínua da comunicação com os seus públicos-alvo”, lançou um novo website, “moderno e interactivo”, redesenhado numa parceria com a Bomsite – Soluções para Internet. O objectivo é “facilitar a proximidade com o cliente nacional e internacional”. Com uma nova interface moderna …

O post Hidro Ibérica lança novo site para facilitar proximidade com cliente nacional e internacional aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
A Hidro Ibérica – Estudo e Montagem de Regas, com foco principal “na melhoria contínua da comunicação com os seus públicos-alvo”, lançou um novo website, “moderno e interactivo”, redesenhado numa parceria com a Bomsite – Soluções para Internet. O objectivo é “facilitar a proximidade com o cliente nacional e internacional”.

Com uma nova interface moderna e intuitiva, este novo website da Hidro Ibérica, está desde já online, “reflectindo e valorizando a sua nova imagem corporativa, objectivos e mudanças estratégicas de posicionamento, competitividade e integração nos mercados nacional e internacional”, refere um comunicado da empresa.

A Hidro Ibérica exerce a sua actividade de comercialização, montagem e assistência de sistemas de rega, desde 1988 em Portugal e 1981 em Espanha.

O seu forte posicionamento no mercado ibérico é, representativo da “sólida experiência em soluções para a agricultura, não só pela gama de produtos comercializados – pivots, gota-a-gota, regas de cobertura fixas e móveis, máquinas de rega a drenagem – mas sobretudo, na prestação de serviços de consultoria para as áreas da hidráulica e regadio, projecto, comercialização, montagem, assistência técnica pós-venda e implementação “chave-na-mão” em olival, amendoal e vinha”, acrescenta o mesmo comunicado.

Layout user-friendly

O layout user-friendly projectado inteiramente de raiz, reflecte um “design simples e elegante, com objectivo de permitir uma experiência de navegação simples e intuitiva, para uma comunicação eficaz e directa às soluções comerciais”.

“O nosso maior desafio foi desenvolvermos novos conteúdos relevantes, mas sucintos, no sentido de colocar à disposição dos nossos clientes e potenciais, a informação necessária a conhecerem melhor o nosso trabalho e áreas de negócio. Os potenciais clientes internacionais irão poder encontrar brochuras de apresentação em diversas línguas, como espanhol, inglês e francês”, diz o director-geral Alexandre de Castilho.

Considerando as novas exigências tecnológicas, o website foi construído sobre às “mais recentes e promissoras abordagens de programação. Uma optimização responsive do layout e conteúdos face ao equipamento e dispositivos móveis utilizados, a incorporação do protocolo de segurança (SSL – Secure Socket Layer ou “https”) e, integração de técnicas de Search Engine Optimization (SEO), são ferramentas imprescindíveis para credibilizar o website diante das pesquisas dos potenciais clientes e obter um bom posicionamento nos motores de busca, no sentido de gerar negócio”.

“O website é actualmente a ferramenta fundamental de contacto com diferentes mercados e, a forma mais eficaz de partilhar os nossos valores, a inovação e acompanhamento técnico que agregamos em cada projecto. É uma das nossas fortes apostas de crescimento para a Hidro Ibérica.”, acrescenta Alexandre de Castilho.

Agricultura e Mar Actual

O post Hidro Ibérica lança novo site para facilitar proximidade com cliente nacional e internacional aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/hidro-iberica-lanca-novo-site-para-facilitar-proximidade-com-cliente-nacional-e-internacional/feed/ 0
Produtores portugueses já podem exportar bovinos para o Qatar http://agriculturaemar.com/produtores-portugueses-ja-podem-exportar-bovinos-para-o-qatar/ http://agriculturaemar.com/produtores-portugueses-ja-podem-exportar-bovinos-para-o-qatar/#respond Wed, 13 Nov 2019 15:30:38 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45483 O Gabinete da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, informa que os produtores portugueses já podem exportar bovinos para o Qatar, uma vez que “estão estabelecidas as condições sanitárias”. Nas Direcções de Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais/Regiões Autónomas (DSAVR/RA), está já disponível a certificação sanitária oficial a emitir no contexto. Aprovação em Outubro …

O post Produtores portugueses já podem exportar bovinos para o Qatar aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O Gabinete da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, informa que os produtores portugueses já podem exportar bovinos para o Qatar, uma vez que “estão estabelecidas as condições sanitárias”.

Nas Direcções de Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais/Regiões Autónomas (DSAVR/RA), está já disponível a certificação sanitária oficial a emitir no contexto.

Aprovação em Outubro de 2019

Recorde-se que em 2012, Portugal mostrou o interesse nesta exportação. Após demoradas negociações, foi obtida, no final de Outubro de 2019, a aprovação da certificação sanitária aplicável por parte das autoridades oficiais daquele país.

Está assim aberta a possibilidade de exportação de bovinos para o Qatar a partir de Portugal nas condições referidas, sendo as Direcções de Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais/Regiões Autónomas (DSAVR/RA), os serviços responsáveis pela emissão dos respectivos certificados sanitários oficiais.

Oportunidades

São cada vez mais as oportunidades de negócio para as empresas portuguesas no Qatar. O Ministério da Agricultura, em 2018, desbloqueou a interdição de exportação de carne de bovino para o Qatar e em Abril de 2019 semana anunciou que aquele mercado está aberto para os exportadores de batata.

Mas há outras oportunidades, como o agriculturaemar.com tem vindo a noticiar:

Agricultura e Mar Actual

O post Produtores portugueses já podem exportar bovinos para o Qatar aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/produtores-portugueses-ja-podem-exportar-bovinos-para-o-qatar/feed/ 0
GS1 Portugal e FIPA fazem formação sobre requisitos legais da rotulagem alimentar http://agriculturaemar.com/gs1-portugal-e-fipa-fazem-formacao-sobre-requisitos-legais-da-rotulagem-alimentar/ http://agriculturaemar.com/gs1-portugal-e-fipa-fazem-formacao-sobre-requisitos-legais-da-rotulagem-alimentar/#respond Wed, 13 Nov 2019 12:00:12 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45478 A GS1 Portugal – Codipor, entidade responsável pela introdução do código de barras em Portugal, em parceria com a FIPA — Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares vai realizar uma formação sobre “Construção do rótulo: Requisitos legais para a venda tradicional e online”, no próximo dia 19 Novembro 2019. Esta formação de 7 horas, terá lugar …

O post GS1 Portugal e FIPA fazem formação sobre requisitos legais da rotulagem alimentar aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
A GS1 Portugal – Codipor, entidade responsável pela introdução do código de barras em Portugal, em parceria com a FIPA — Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares vai realizar uma formação sobre “Construção do rótulo: Requisitos legais para a venda tradicional e online”, no próximo dia 19 Novembro 2019.

Esta formação de 7 horas, terá lugar nas instalações da GS1 Portugal, no Campus do Lumiar, em Lisboa, e destina-se a quadros médios e superiores de empresas do sector agro-alimentar das áreas de qualidade, investigação e desenvolvimento, marketing, comercial, compras e produção.

A informação do rótulo é fundamental para a decisão de compra do consumidor. Por isso esta formação conta com casos práticos que permitirão conhecer melhor os requisitos legais e as vantagens associadas à rotulagem, sem esquecer a importância da qualidade e da correta sincronização dos dados.

Inscrições

As inscrições estão já abertas e têm um custo de 95 euros para associados GS1 Portugal e de 190 euros para não associados. Pode fazer a inscrição online aqui.

Programa

  • O que é obrigatório rotular nos alimentos pré-embalados? E não pré-embalados?
  • As obrigações dos operadores económicos
  • A qualidade de dados
  • Rede global de sincronização de dados – GDSN e Sync PT
  • Serviço Validata
  • Exercícios práticos

Agricultura e Mar Actual

O post GS1 Portugal e FIPA fazem formação sobre requisitos legais da rotulagem alimentar aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/gs1-portugal-e-fipa-fazem-formacao-sobre-requisitos-legais-da-rotulagem-alimentar/feed/ 0
Portugal Exportador 2019. Novo Banco promove maior evento das exportações do País http://agriculturaemar.com/portugal-exportador-2019-novo-banco-promove-maior-evento-das-exportacoes-do-pais/ http://agriculturaemar.com/portugal-exportador-2019-novo-banco-promove-maior-evento-das-exportacoes-do-pais/#respond Wed, 13 Nov 2019 10:40:11 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45473 O Novo Banco promove mais uma vez, em parceria com a Fundação AIP e AICEP Portugal Global, a 14.ª edição do Portugal Exportador, o maior evento dedicado às exportações nacionais. O encontro realiza-se no próximo dia 27 de Novembro no Centro de Congressos de Lisboa. Dia 27 de Novembro, a partir das 9 horas, no …

O post Portugal Exportador 2019. Novo Banco promove maior evento das exportações do País aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O Novo Banco promove mais uma vez, em parceria com a Fundação AIP e AICEP Portugal Global, a 14.ª edição do Portugal Exportador, o maior evento dedicado às exportações nacionais. O encontro realiza-se no próximo dia 27 de Novembro no Centro de Congressos de Lisboa.

Dia 27 de Novembro, a partir das 9 horas, no Centro de Congressos de Lisboa, é a data a marcar na agenda de todas as empresas que pretendem iniciar-se na exportação dos seus produtos ou serviços, diversificar os mercados de exportação ou potenciar a internacionalização dos seus negócios, porque exportar é fundamental.

As inscrições já estão abertas. Saiba mais aqui.

Apoio às PME

“A parceria e apoio do Novo Banco ao Portugal Exportador, ao longo destes anos, incrementa o seu papel de parceiro de referência das PME portuguesas e de fomento do desígnio nacional da exportação”,refere uma nota de imprensa do banco.

E acrescenta que “ajudar as empresas portuguesas a enfrentar e ultrapassar os desafios dos mercados de exportação, permitindo-lhes o acesso a informação fundamental, ao conhecimento das experiências das empresas que já deram esse passo e à partilha de ideias e de contactos, tem sido, desde o seu início, o fio condutor da programação do Portugal Exportador”.

14 anos de Portugal Exportador

Ao longo dos 14 anos do Portugal Exportador, o peso das exportações no PIB nacional evoluiu favoravelmente (passando de cerca de 30% em 2004 para 44% em 2018) mas a actualidade e pertinência deste desígnio nacional mantém-se: países europeus similares apresentam performances superiores, valores esses que Portugal deve procurar alcançar.

Na edição de 2019, para além dos mercados e sectores abordados nos workshops (designadamente Espanha, Alemanha e Angola e metalomecânica, agroalimentar e e-commerce), há muitas outras razões para as empresas se inscreverem e marcar presença no Portugal Exportador como a interacção com compradores internacionais e delegações internacionais ou ainda acesso a consultoria especializada em várias áreas ligadas à exportação como trade finance, instrumentos de cobertura de risco cambial, seguros de crédito, negócio internacional, operadores logísticos ou social selling e, é claro, o networking.

Agricultura e Mar Actual

O post Portugal Exportador 2019. Novo Banco promove maior evento das exportações do País aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/portugal-exportador-2019-novo-banco-promove-maior-evento-das-exportacoes-do-pais/feed/ 0
Vagos debate novos desafios para a agricultura. Inscrições gratuitas http://agriculturaemar.com/vagos-debate-novos-desafios-para-a-agricultura-inscricoes-gratuitas/ http://agriculturaemar.com/vagos-debate-novos-desafios-para-a-agricultura-inscricoes-gratuitas/#respond Wed, 13 Nov 2019 10:00:48 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45480 O Município de Vagos vai organizar, no próximo dia 15 de Novembro de 2019, o “Seminário Rural + — Novos desafios para a agricultura”. O evento decorrerá no auditório do Núcleo Empresarial de Vagos (NEVA), na Zona Industrial de Vagos, a partir das 14 horas, e é de participação gratuita. O seminário será composto por …

O post Vagos debate novos desafios para a agricultura. Inscrições gratuitas aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O Município de Vagos vai organizar, no próximo dia 15 de Novembro de 2019, o “Seminário Rural + — Novos desafios para a agricultura”. O evento decorrerá no auditório do Núcleo Empresarial de Vagos (NEVA), na Zona Industrial de Vagos, a partir das 14 horas, e é de participação gratuita.

O seminário será composto por dois momentos: da parte da manhã decorrerá uma visita de campo a uma exploração agrícola local; da parte da tarde, realizar-se-á o seminário propriamente dito, que incluirá três painéis, dois deles destinados a debater aspectos do cultivo/ produção e promoção de diferentes culturas com crescente importância para a economia do concelho de Vagos: o cultivo de batata-doce, abóbora e hortícolas.

Batata-doce e abóbora

O primeiro painel debaterá o tema “Batata-doce e abóbora: cultivo e promoção”, onde técnicos, investigadores e produtores já instalados irão debater temáticas como as boas práticas na cultura da batata doce e da abóbora, analisar casos de sucesso e questões relacionadas com a promoção destas culturas.

O segundo painel do “Seminário Rural +” abordará a temática “Inovação na produção hortícola”, com oradores que irão falar sobre aspectos técnicos desta cultura e sobre inovações verificadas neste sector.

Por fim, o Grupo de Acção Local (GAL — Aveiro Sul) irá dinamizar o painel 3, apresentando, informando e esclarecendo sobre os avisos de candidatura abertos à data da realização do presente seminário.

Inscrição gratuita

Segundo o Município de Vagos, este seminário pretende, por um lado, proporcionar mais conhecimentos técnicos aos produtores do concelho e promover a troca de conhecimentos, de experiências e boas práticas e, por outro lado, incentivar a instalação de novos produtores no concelho ou a reconversão da sua actividade agrícola.

A participação no seminário e na visita de campo são gratuitas, porém sujeitas a inscrição prévia através do preenchimento de formulários próprios disponíveis aqui:

Para mais informações pode contactar a Câmara de vagos através do email nde@cm-vagos.pt.

Programa

Manhã:
10:00 – Visita de Campo a exploração de hortícolas ao ar livre (Nelson Neves – produtor local)

Tarde:

14:00 – Credenciação

14:15 – Sessão de Abertura (pelo Presidente da CM de Vagos)

Painel 1: Batata doce e abóbora: cultivo e promoção
• Boas práticas na cultura da batata doce, Maria Elvira Ferreira (Investigadora do INIAV)
• Batata doce de Aljezur: um caso de sucesso, Manuel Marreiros (Presidente da Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur)
• Cultivo e promoção da abóbora, Fátima Rito (Confraria dos Sabores da Abóbora)
• A abóbora do Oeste, Sérgio Ferreira (Associação Inter-profIssional de Hortocultura do Oeste – AIHO)

15:45 – Debate

16:00 – Pausa para café

16:15 – Painel 2: Inovação na produção hortícola
• Horticultura biológica: que futuro?, Rosa Guilherme (Investigadora da Escola Superior Agrária de Coimbra)
• Promoção, comercialização e tendências de mercado no sector das FLF (Frutas, Legumes e Flores), Gonçalo Santos Andrade, Presidente e CEO da Portugal Fresh
• Testemunho de Nelson Neves (produtor e empresário agrícola de Vagos)
• Testemunho de António José Marques (produtor e empresário hortícolas biológicos)

17:45 – Painel 3: Incentivos à actividade agrícola
• Pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas: aviso de concurso do Grupo de Acção Local (GAL) – Aveiro Sul, Carmo Ambrósio (técnica do GAL – AIDA)

18:05 – Debate

18:20 – Encerramento

Agricultura e Mar Actual

O post Vagos debate novos desafios para a agricultura. Inscrições gratuitas aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/vagos-debate-novos-desafios-para-a-agricultura-inscricoes-gratuitas/feed/ 0
Socialista Manuel Pizarro é relator-sombra para a revisão do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas http://agriculturaemar.com/socialista-manuel-pizarro-e-relator-sombra-para-a-revisao-do-fundo-europeu-dos-assuntos-maritimos-e-das-pescas/ http://agriculturaemar.com/socialista-manuel-pizarro-e-relator-sombra-para-a-revisao-do-fundo-europeu-dos-assuntos-maritimos-e-das-pescas/#respond Wed, 13 Nov 2019 08:12:17 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45493 O eurodeputado socialista Manuel Pizarro foi nomeado relator-sombra pelo Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D) para a revisão do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) para o período 2021-2027, iniciando as negociações com o Conselho Europeu no próximo dia 19 de Novembro. Em cima da mesa estão entre seis …

O post Socialista Manuel Pizarro é relator-sombra para a revisão do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O eurodeputado socialista Manuel Pizarro foi nomeado relator-sombra pelo Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D) para a revisão do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) para o período 2021-2027, iniciando as negociações com o Conselho Europeu no próximo dia 19 de Novembro.

Em cima da mesa estão entre seis e cerca de oito mil milhões de euros de orçamento comunitário para a política comum das pescas, a política marítima e os compromissos internacionais da União Europeia no domínio da governação dos oceanos.

O eurodeputado parte para as negociações com a “expectativa num mandato muito profícuo para todos os Estados-membros e em linha com o programa político dos socialistas, em particular no que concerne à protecção da natureza e dos recursos naturais, ao combate às alterações climáticas e a leis de trabalho e condições de segurança mais exigentes”.

Desburocratizar acesso ao FEAMP

Trabalhar para desburocratizar o acesso ao FEAMP, garantir um apoio positivamente diferenciado à pesca de pequena escala, e assegurar condições de trabalho condignas e em segurança a todos os pescadores são alguns dos grandes eixos que irão nortear a acção de Manuel Pizarro à mesa das negociações.

A protecção dos oceanos e dos recursos pesqueiros, assim como o combate às alterações climáticas são, igualmente, prioridades que o eurodeputado socialista defenderá junto do Conselho Europeu e em nome do S&D ao longo dos próximos meses.

Recorde-se que, no âmbito do quadro financeiro plurianual 2021-2027, a Comissão Europeia propõe uma dotação de 6,140 mil milhões de euros para o FEAMP, ao passo que o Parlamento Europeu defende um aumento da verba para 7.739 mil milhões euros.

Agricultura e Mar Actual

O post Socialista Manuel Pizarro é relator-sombra para a revisão do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/socialista-manuel-pizarro-e-relator-sombra-para-a-revisao-do-fundo-europeu-dos-assuntos-maritimos-e-das-pescas/feed/ 0
Valorfito lança campanha para incentivar pequenos agricultores à entrega das embalagens vazias de pesticidas http://agriculturaemar.com/valorfito-lanca-campanha-para-incentivar-pequenos-agricultores-a-entrega-das-embalagens-vazias-de-pesticidas/ http://agriculturaemar.com/valorfito-lanca-campanha-para-incentivar-pequenos-agricultores-a-entrega-das-embalagens-vazias-de-pesticidas/#respond Wed, 13 Nov 2019 07:18:27 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45475 Por amor à terra é o lema do Valorfito, o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, que dá nome à campanha de sensibilização que tem como objectivo principal chegar aos agricultores de minifúndio, nas regiões cuja adesão à entrega das embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos se tem revelado mais difícil. Explica …

O post Valorfito lança campanha para incentivar pequenos agricultores à entrega das embalagens vazias de pesticidas aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
Por amor à terra é o lema do Valorfito, o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, que dá nome à campanha de sensibilização que tem como objectivo principal chegar aos agricultores de minifúndio, nas regiões cuja adesão à entrega das embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos se tem revelado mais difícil.

Explica a ANIPLA — Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas, responsável pelo Valorfito, que, em 2019, o Sistema conta com as parcerias do Município de Cantanhede e com a rede Agriloja, para atingir este objectivo.

No Município de Cantanhede foi aplicado um modelo assente nas juntas de freguesia como pólos de distribuição de informação junto dos agricultores, envolvendo também os pontos de retoma como locais de recepção destes resíduos de embalagem.

Sensibilização aos clientes da Agriloja

Na rede Agriloja, o Valorfito desafiou as equipas das lojas de Alcobaça, Beja, Castelo Branco, Caldas da Rainha, Évora, Leiria, Mafra, Pombal, Portalegre, Santiago do Cacém, Torres Vedras, Torres Novas e Viseu, a aumentarem a sensibilização aos clientes de produtos fitofarmacêuticos, para que estes entreguem as embalagens vazias dos mesmos, devidamente lavadas.

Em ambos os casos, de forma a incentivar a primeira entrega de embalagens vazias, o Valorfito oferece um par de luvas de nitrilo, próprias para o manuseamento seguro de produtos fitofarmacêuticos.

Dentro de um ano, o Valorfito fará um balanço desta iniciativa, tendo como expectativa um efectivo aumento da recolha de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos nestas regiões, resultado do investimento efectuado na sensibilização dos agricultores para os benefícios da entrega deste tipo de embalagens e para uma cada vez maior segurança na utilização dos produtos fitofarmacêuticos.

Agricultura e Mar Actual

O post Valorfito lança campanha para incentivar pequenos agricultores à entrega das embalagens vazias de pesticidas aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/valorfito-lanca-campanha-para-incentivar-pequenos-agricultores-a-entrega-das-embalagens-vazias-de-pesticidas/feed/ 0