Início / Featured / Fátima Lopes Alves é a nova presidente do Porto de Aveiro

Fátima Lopes Alves é a nova presidente do Porto de Aveiro

O novo conselho de administração da APA — Administração do Porto de Aveiro tomou posse esta semana, liderado por Fátima Lopes Alves, no cargo de presidente.

A equipa que assumiu funções terça-feira integra ainda, como administradores, Isabel Moura Ramos, Nuno Marques Pereira e Helder Vale Nogueira.

O novo conselho de administração da APA foi alvo da “devida apreciação da CRESAP – Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública, órgão independente de qualquer partido político ou influência, o qual concedeu o seu parecer positivo às quatro personalidades indigitadas, depois de uma avaliação curricular e de adequação de competências”, frisa uma nota do Ministério do Mar.

Competências técnicas

O parecer final da CRESAP concluiu que Fátima Lopes Alves, nova presidente da APA, reúne “competências técnicas e comportamentais que sustentam uma apreciação muito positiva para o desempenho do cargo em causa”, obtendo avaliação máxima em todos os doze indicadores avaliados.

A mesma avaliação positiva foi feita pela CRESAP relativamente aos restantes três membros do novo Conselho de Administração da APA.

“No momento da mudança, é também hora de reconhecer o trabalho realizado pelo anterior conselho de administração da APA, sempre em estreita colaboração e articulação com o Ministério do Mar, em particular com Isabel Moura Ramos que é hoje uma profunda conhecedora do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz e dos projectos de desenvolvimento que estão a ser levados a cabo nos dois enclaves portuários, com uma visão cada vez mais de complementaridade entre as valências das duas infra-estruturas, no âmbito da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos do Continente 2016-2026”, acrescenta o Gabinete de Ana Paula Vitorino.

Sem “filiações partidárias”

Por último, diz o Ministério do Mar, “importa realçar que não são reconhecidas quaisquer filiações partidárias à nova presidente da Administração do Porto de Aveiro, assim como a dois (Isabel Moura Ramos e Helder Vale Nogueira) dos restantes três elementos do novo conselho de administração. A filiação partidária não foi nem é critério de selecção ou de exclusão – prova evidente disso é o facto do anterior conselho de administração, nomeado pelo anterior Governo PSD, ter reconhecidas ligações ao partido em questão, o que não impediu que tenha continuado a realizar o seu trabalho durante mais de três anos de governação do actual Governo PS”.

Fátima Lopes Alves

Fátima Lopes Alves é licenciada em Planeamento Regional e Urbano (1995) pela Universidade de Aveiro, fez mestrado em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano (1998) concluído na Faculdade de Engenharia e Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, doutoramento em Ciências Aplicadas ao Ambiente com dissertação intitulada “Gestão Sustentável da Zona Costeira – contributos para um modelo de avaliação” (2006), e agregação em Ciências e Engenharia do Ambiente (2016), ambos na Universidade de Aveiro.

Desde 1993 que exerce funções no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, onde foi Colaboradora, Bolseira de Investigação, Monitora, Assistente Convidada (2003-2006), Professora Auxiliar Convidada (2006-2011), Professora Auxiliar (2012-2016) e onde é, desde 2017, Professora Auxiliar com Agregação.

No que reporta às temáticas do ordenamento do espaço marítimo e do ordenamento e gestão das zonas costeiras, Fátima Lopes Alves, “tem diversas publicações em livros e revistas científicas, participações em vários projectos de investigação e consultoria, destacando-se, igualmente, as participações e intervenções como oradora em inúmeras conferências e fóruns de discussão” acrescenta o Gabinete de Ana Paula Vitorino.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Montalegre: plano municipal de combate à vespa velutina já fez 13 mil capturas

A Câmara Municipal de Montalegre elaborou um Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina, também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.