Início / Agricultura / Exportadores açorianos já se podem candidatar ao apoio ao transporte de produtos

Exportadores açorianos já se podem candidatar ao apoio ao transporte de produtos

As empresas regionais, na sequência da decisão favorável da Comissão Europeia às diligências desenvolvidas pelo Governo Regional dos Açores, já podem candidatar-se aos apoios à exportação que passam a comparticipar as despesas de transporte até ao destino final dos produtos para o exterior do País.

O vice-presidente do Governo frisou que este apoio “era atribuído apenas até ao continente português”, salientando que as alterações, hoje publicadas, 9 de Janeiro, em Jornal Oficial, ao Subsistema de Incentivos para a Internacionalização, criado no âmbito do Competir+, “constituem mais um importante factor impulsionador para o aumento e diversificação da base de exportação dos produtos da Região”.

Competitividade empresarial

O Governo dos Açores, segundo Sérgio Ávila, pretende com esta medida, que integra o pacote legislativo de promoção da competitividade empresarial e emprego, contribuir para o reforço da competitividade das empresas exportadoras, “estimulando a criação de riqueza”.

O titular da pasta da Competitividade Empresarial destacou ainda que as alterações hoje publicadas também flexibilizam as regras de atribuição dos apoios, reduzindo limitações.

O apoio de acesso aos mercados consiste numa comparticipação de 90% dos custos elegíveis associados ao transporte, até ao máximo de 400 mil euros por beneficiário em três anos.

Prospecção de mercados

O Subsistema de Incentivos para a Internacionalização apoia ainda projectos no âmbito da prospecção de mercados, comercialização e marketing, economia digital e acções de cooperação empresarial.

Os incentivos à internacionalização nestas áreas variam entre 30%, 40% e 50% do investimento total, conforme a dimensão das empresas.

A partir de agora, em resultado da autorização da Comissão Europeia, o apoio ao transporte também passa a abranger o sector das conservas, peixe vivo, pedra-pomes, couros e peles para curtume, constituindo o alargamento da lista de produtos uma oportunidade de promoção de novos negócios, ao minimizar os custos decorrentes da ultra-periferia do arquipélago.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Açores criam grupo de trabalho para Plano de Desenvolvimento da Fruticultura

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores, João Ponte, determinou a constituição de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.