Início / Agricultura / Exportações do sector leiteiro crescem 28,2% até Agosto

Exportações do sector leiteiro crescem 28,2% até Agosto

As exportações no sector leiteiro registaram um aumento de 28,2% nos primeiros oito meses deste ano comparativamente com o período homólogo do ano anterior, disse o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Aquele governante congratulou-se com este aumento, considerando que ele “revela a recuperação do sector após dificuldades sentidas nos últimos dois anos”. “A produtividade tem subido e é neste momento superior à média da União Europeia”, afirmou, sublinhando que “para este aumento contribuiu a reorganização do sector, a montante, através da especialização, com 64% da produção concentrada em explorações com mais de 50 vacas”.

Para Luís Vieira, “o sector tem sido objecto de profundas reestruturações ao longo do tempo, associando a redução de efectivos à concentração da produtividade”.

Rotulagem obrigatória

Considerando que se está perante uma dinâmica exportadora muito importante, o secretário de Estado referiu as medidas levadas a cabo pelo Governo, nomeadamente a rotulagem obrigatória na origem que permite a valorização da produção nacional: “os produtos lácteos devem valorizar-se pelo aumento do valor acrescentado e pela diferenciação”, defendeu Luís Vieira.

O sector leiteiro tem um peso de 10% na produção agrícola nacional, representando a indústria de produtos lácteos 14% do total da indústria alimentar, refere uma nota do Ministério da Agricultura.

O secretário de Estado presidiu ontem, 30 de Outubro, em Lisboa, à Sessão de Encerramento da Cerimónia de Entregas dos Prémios- Concurso Queijos de Portugal 2017.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 13 a 19 Novembro 2017

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Azeitona de mesa Foi dada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *