Início / Agricultura / Explorações agrícolas afectadas pelo tornado de Esposende têm apoio de 3M€

Explorações agrícolas afectadas pelo tornado de Esposende têm apoio de 3M€

As explorações agrícolas afectadas pelo tornado registado em Esposende, no passado dia 14 de Março, têm disponível um apoio de 3 milhões de euros, no âmbito do PDR 2020.

As candidaturas aos apoios para restabelecimento do potencial produtivo nas freguesias afectadas estarão abertas a partir de amanhã e o prazo termina a 16 de Abril.

Foi hoje, 29 de Março, publicada a portaria assinada pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que reconhece como “fenómeno climático adverso” o tornado que atingiu a zona costeira do município de Esposende no passado dia 14 de Março.

Medida do PDR 2020

Esta medida, integrada no Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020, prevê um apoio num montante global de três milhões de euros e tem como beneficiários os titulares das explorações agrícolas localizadas nas freguesias de Belinho e Mar, onde se tenham verificado danos superiores a 30% do potencial agrícola.

O apoio destina-se à reposição de animais, plantações plurianuais, equipamentos e construções rurais de apoio à actividade agrícola.

Apoios a fundo perdido

Os apoios, a fundo perdido, serão de 100% para prejuízos até 5.000 euros; de 85% para prejuízos entre 5.000 e 50.000 euros; e de 50% para prejuízos entre 50.000 e 800.000. O limite mínimo de apoio é de 100 euros e os patamares são cumulativos.

As candidaturas devem ser apresentadas através de formulário electrónico disponível no Portal do PDR 2020 (aqui) até ao dia 16 de Abril de 2018.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Plataforma de Gestão do Uso Sustentável dos Solos dos Açores recebe 2.280 pedidos de análise. 1.760 boletins emitidos

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, informa que a plataforma de Gestão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.