Início / Agricultura / Europac lança embalagem alternativa ao plástico que evita o desperdício alimentar

Europac lança embalagem alternativa ao plástico que evita o desperdício alimentar

A Europac tem uma nova embalagem. Os responsáveis pela empresa garantem que “é uma alternativa sustentável, personalizável, resistente ao empilhamento vertical e de montagem automática face às tradicionais caixas de plástico ou bandejas de poliestireno”.

E que “contribui para melhorar a cadeia de valor do cliente e reduzir o desperdício de alimentos nos lares, adaptando o volume de compra ao número de membros”.

“A mudança dos hábitos de consumo exige que produtores e fornecedores se adaptem às novas tendências de mercado”, diz um comunicado da Europac. E acrescenta que o consumidor final “compra cada vez menos quantidades e exige formatos mais pequenos que, para além de serem amigos do ambiente, se adaptem às novas realidades domésticas”.

Pequeno formato para transportar um quilo de fruta

Em Portugal, cada casa de primeira residência tem em média 2,6 membros, face aos 3,5 registados em 1981. Neste contexto, o Grupo Europac desenvolveu uma solução de cartão ondulado de pequeno formato para transportar um quilo de fruta.

Destina-se principalmente a produtos frescos de alta qualidade e tamanho reduzido como morangos ou cerejas, que são importantes no sector agrícola tanto para o consumo interno como para o mercado de exportação.

Uma das vantagens competitivas da nova embalagem face à tradicional caixa de plástico ou bandeja de poliestireno, dizem os responsáveis pela empresa, é a sua “capacidade de empilhamento vertical tanto no processo de distribuição como na exposição no ponto de venda”.

Destaca-se ainda pela sua funcionalidade, tratando-se de uma caixa de montagem automática que se utiliza directamente nas instalações de embalamento do produtor.

Reciclável, biodegradável e personalizável

Por fim, como vantagem competitiva própria de todas as embalagens de cartão ondulado é reciclável, biodegradável e personalizável com impressão de alta qualidade, sendo a embalagem um suporte de comunicação e marketing.

Assim, “é uma alternativa sustentável e competitiva em relação às embalagens de plástico, contribuindo para melhorar a cadeia de valor do cliente e reduzir o desperdício de alimentos nos lares, permitindo adaptar o volume de compra ao número de membros do agregado familiar”, salienta o mesmo comunicado.

Para o director de desenvolvimento de produto da Europac, Pierrick Vincelot, “como parceiro estratégico de embalagem, um dos objectivos da empresa é contribuir para optimizar a cadeia de valor dos seus clientes e ajudá-los a antecipar as exigências do mercado. Se com esta nova proposta, além de adaptar a embalagem a novos hábitos de consumo, conseguirmos reduzir o desperdício alimentar, o trabalho dos nossos colaboradores será recompensado duplamente”.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Fundo para a Conservação dos Oceanos tem 150 mil euros para invertebrados marinhos

O Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul lançam a terceira edição do “Fundo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.