Início / Mar / Aquacultura / Europa confirma: fez inspecções sem aviso prévio em viveiros de salmão do Atlântico

Europa confirma: fez inspecções sem aviso prévio em viveiros de salmão do Atlântico

A Comissão Europeia confirma que, em 19 de Fevereiro de 2019, os seus funcionários realizaram inspecções sem aviso prévio em vários Estados-membros nas instalações de várias empresas do sector dos viveiros de salmão no Atlântico.

A Comissão está preocupada com o facto de as empresas inspeccionadas terem violado as regras anti-trust da UE que proíbem os cartéis e as práticas comerciais restritivas (artigo 101.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia).

Os funcionários da Comissão foram acompanhados pelos seus homólogos das autoridades nacionais competentes em matéria de concorrência.

Anti-concorrência?

Inspecções sem aviso prévio são uma etapa preliminar de investigação em suspeitas de práticas anti-concorrência. O facto de a Comissão proceder a estas inspecções “não significa que as empresas sejam culpadas de comportamento anti-concorrencial nem prejudiquem o resultado do próprio inquérito”, realça uma nota da Comissão.

Não há prazo legal para concluir investigações sobre conduta anti-competitiva. A sua duração depende de uma série de factores, incluindo a complexidade de cada caso, a medida em que as empresas em causa cooperam com a Comissão e o exercício dos direitos de defesa.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Makro Albufeira recebe Feira de Hotelaria e Restauração Algarve 2019

A Makro Portugal organiza mais uma edição da Feira de Hotelaria e Restauração nos próximos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.