Início / Agricultura / Europa adopta novas regras contra pragas das plantas

Europa adopta novas regras contra pragas das plantas

A União Europeia vai adoptar medidas contra as pragas das plantas, que aumentaram devido às alterações climáticas. Depois do resultado morno da conferência sobre o clima em Paris, no início do mês, a presidência da UE aprovou novas regras para combater e eliminar doenças das plantas como a Xylella fastidiosa.

As medidas preventivas constam de um acordo provisório entre a presidência luxemburguesa da União e os deputados do Parlamento Europeu e incluem novas regras para as plantas importadas e mecanismos de resposta rápida para casos de alto risco, além de criarem um passaporte fitossanitário. “A saúde das plantas é uma questão importante para toda a Europa”, disse Anthea McIntyre, do Reino Unido, que liderou a equipa de negociação do Parlamento.

Estas regras incluem um mecanismo de avaliação preliminar das plantas e produtos vegetais importados de países terceiros, para identificar potenciais riscos de pragas e sanitários e para impor restrições temporárias contra a importação.

Os operadores privados, bem como os clientes de serviços postais e da Internet e passageiros em trânsito, que importem plantas e produtos vegetais serão obrigados a ter um certificado fitossanitário. Apenas os viajantes privados que transportem quantidades muito pequenas de certas plantas serão excluídos desta medida.

O sistema de passaporte fitossanitário pretende combater a proliferação de pragas e doenças das plantas, causada pelo aumento do comércio internacional e a subida da temperatura global devido à emissão de gases de efeito de estufa. O acordo provisório segue agora para o Conselho Europeu e o comité de Agricultura, para mais tarde ser votado, em plenário, pelo Parlamento Europeu.

Sobre a Xylella fastidiosa por ler mais aqui:

Xylella fastidiosa, o que é, como prevenir?

Xylella fastidiosa chega a França

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

GPP leva debate sobre o ensino agrícola ao Instituto Superior de Agronomia

O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, em colaboração com o Instituto Superior de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.