Início / Empresas / Euromoney distingue Santander Totta como “Melhor Banco em Portugal”

Euromoney distingue Santander Totta como “Melhor Banco em Portugal”

O Banco Santander Totta recebeu, em cerimónia que teve lugar na Torre de Londres, o prémio de “Melhor Banco a actuar em Portugal”, atribuído pela revista Euromoney no âmbito da 26ª gala Euromoney Awards for Excellence e que contou com a presença de mais de 600 banqueiros de todo o mundo. O Santander Totta já foi distinguido 16 vezes com este prémio.

A revista realçou que o Santander Totta “está muito à frente dos seus concorrentes, ao nível das mais importantes métricas de rentabilidade e capital e entre os melhores em termos de qualidade dos seus activos”. Ao nível dos ratings, o banco liderado por António Vieira Monteiro “continua a apresentar os melhores níveis do sector em Portugal”, refere a Euromoney.

A contribuir para este prémio esteve também o crescimento superior a 30% do resultado líquido de 2016, para 395,5 milhões de euros, e um forte incremento do crédito e do apoio dado ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas. A Euromoney destaca ainda o aumento do número de clientes digitais, acima dos 30%, e a integração em apenas nove meses dos activos e passivos do Banif.

A segurança dos resultados foi reforçada pelo facto do ratio Tier-1 ter aumentado para 15,8%, bem acima dos requisitos regulamentares. A rentabilidade dos capitais próprios (ROE) atingiu os 11,4% no final do ano passado. Perante estes indicadores, a revista conclui: “um forte resultado em qualquer lugar na Europa, mas especialmente em Portugal”.

“A cobertura dos prémios incluiu, ao longo dos últimos 12 meses, entrevistas com cerca de 100 CEOs de bancos, ministros das finanças e governadores do banco central em todo o mundo”, realça a revista Euromoney.

Desde 1992

Os Euromoney Awards for Excellence começaram a ser publicados em 1992 e foram os primeiros do género no sector bancário global. Este ano, a Euromoney recebeu quase 1.500 inscrições de bancos para um programa que cobre 20 prémios globais, mais de 50 prémios regionais e os melhores prémios bancários em cerca de 100 países.

Na mesma ocasião, ficou a conhecer-se que o Banco Santander foi escolhido para Melhor Banco do Mundo para PME. A nível regional, obteve as distinções de Melhor Banco na América Latina, no Brasil, no Chile e na Polónia, de Melhor Banco em Transformação no Brasil e de Melhor Banco de Investimento no Chile e no México.

Os vencedores dos Prémios Euromoney são seleccionados por editores, jornalistas e analistas da revista, que combinam critérios objectivos, como a rentabilidade, o crescimento e a eficiência, com análises de membros da revista, que cobrem os mercados financeiros internacionais. Os Prémios reconhecem ainda as instituições que apresentam os melhores serviços junto dos seus Clientes demonstrando liderança, inovação e dinamismo nos mercados onde operam, sendo atribuídos por país e a nível global.

A revista Euromoney, fundada em 1969, é reconhecida como a principal revista do mundo na área de mercados financeiros. Tem 145.000 leitores, entre os quais se encontram altos quadros de empresas de mais de 170 países. Em termos de distribuição 30% concentra-se na Europa Continental, 23% no Reino Unido e 23% nos EUA.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Confederação dos Agricultores de Portugal contra cortes no apoio às medidas agroambientais

A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal esteve, juntamente com outras organizações representativas do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.