Início / Featured / Estrutura do Farolim da Cantareira está restaurada

Estrutura do Farolim da Cantareira está restaurada

O farolim da Cantareira, construído no século XVIII, situa-se no Cais do Marégrafo, na Cantareira, junto ao antigo farol de S. Miguel-o-Anjo, na freguesia da Foz do Douro, no Porto. Juntamente com o farolim das Sobreiras servia para definir o enfiamento da barra do rio Douro, fundamental na ajuda à navegação.

Com a nova configuração da entrada da barra e com a construção dos molhes Norte e Sul, foi apagado e desactivado em 2009, por não ser essencial na ajuda à navegação. “Atendendo ao facto de esta estrutura fazer parte da paisagem ribeirinha e um ponto de referência turística da área envolvente, foi considerado manter a estrutura no local, embora sem iluminação”, explica uma nota da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Assim, no seguimento das obras de restauro do farol de S. Miguel-o-Anjo e das instalações da Estação Salva-Vidas da Cantareira, foi efectuada uma profunda acção de manutenção e de restauro de toda a estrutura do antigo farolim da Cantareira. A intervenção consistiu na recuperação operacional da lanterna, com substituição dos elementos degradados, decapagem de toda a estrutura, tratamento anticorrosivo e pintura à cor da época.

Os trabalhos de manutenção e recuperação do farolim foram realizados por três faroleiros da guarnição do Farol de Leça da Palmeira.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.