Início / Agricultura / Estratégia nacional de combate ao desperdício alimentar já está em consulta pública

Estratégia nacional de combate ao desperdício alimentar já está em consulta pública

A ENCDA – Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar está já disponível no Portal do Governo para consulta pública (aqui), a até ao próximo dia 29 de Setembro. Com este inquérito o Governo pretende “contribuir para o diálogo alargado e o acolhimento de sugestões”.

“O desperdício alimentar constitui uma preocupação crescente a nível mundial, tendo representado uma prioridade pública e política nos últimos anos. Ocorrendo em toda a cadeia de abastecimento alimentar – durante a produção, transformação e distribuição, nas lojas, nos restaurantes, nos estabelecimentos que fornecem géneros alimentícios preparados e nos domicílios – a sua quantificação e a definição de estratégias de combate ao desperdício constitui um desafio complexo”, refere um comunicado do Ministério da Agricultura.

Abordagem integrada

Neste contexto, foi criada a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) – Despacho n.º 14202-B/2016, de 25 Novembro, tendo por missão “Promover a redução do desperdício alimentar através de uma abordagem integrada e multidisciplinar” e abrangendo 18 entidades, das quais 15 organismos da administração pública de nove áreas governativas diferentes.

A proposta de Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (ENCDA) e o Plano de Acção de Combate ao Desperdício Alimentar (PACDA), desenvolvidos a partir do trabalho das várias entidades que compõem a Comissão Nacional, apresenta-se agora para discussão alargada na sociedade civil, tendo como visão, “combater o desperdício alimentar, uma responsabilidade partilhada do produtor ao consumidor”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.