Início / Agricultura / Espanha: Agricultores de Valência fazem manifestação pelos baixos preços das uvas

Espanha: Agricultores de Valência fazem manifestação pelos baixos preços das uvas

Os agricultores espanhóis da região de Valência estão preocupados com os baixos preços da uva. Por isso convocaram uma manifestação, para o próximo dia 5 de Setembro, em Requena.

A Coordenadora Rural do País Valenciano-COAG, a Associação Valenciana de Agricultores (AVA-ASAJA) e a União de Llauradors i Ramaders, com o apoio da Federação de Cooperativas Agro-alimentares da Comunidade Valenciana, decidiram convocar aquela manifestação em protesto contra os “preços da ruína que as grandes vinícolas tentam impor para as uvas destinadas à elaboração de vinho e do espumante cava”.

As principais entidades representativas do sector vinícola valenciano aderem assim às greves convencionadas na Catalunha e na Extremadura, em resultado de “estratégias especulativas destinadas a causar um colapso sem precedentes e a baixas históricas do preço das uvas para cava”, explicam aqueles agricultores espanhóis em comunicado conjunto.

Manif alargada a toda a Valência

No entanto, a manifestação que terá lugar em Requena também estende a sua queixa à crise de preços que o resto dos produtores de vinhos de Valência atravessa cuja colheita é usada na produção de vinhos.

Por isso, os líderes das organizações agrárias e cooperativas pedem a todos os agricultores de Utiel-Requena e do resto das regiões vinícolas para se mobilizarem, com o apoio de tractores, junto ao Monumento da Vindima, que terá como lema ‘Pelo Cava e o Sector Vitivinícola’.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos aprova a recuperação de 5 regadios tradicionais na Região Norte

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projectos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.