Início / Agenda / Escola Superior Agrária de Castelo Branco recebe 8º Congresso Ibérico sobre Priões

Escola Superior Agrária de Castelo Branco recebe 8º Congresso Ibérico sobre Priões

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária organizam o 8.º Congresso Ibérico sobre Priões, que se realizará nos dias 24 e 25 de Outubro de 2019, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

Os oradores convidados são especialistas nas áreas da Estrutura e Biologia de Priões, das Doenças Priónicas em animais e das Doenças Priónicas e Tipo-Priónicas em humanos que serão os principais temas em debate neste evento.

Agente infeccioso

Um prião é um agente infeccioso que, ao contrário de todos os outros agentes infecciosos conhecidos, parece ser constituído exclusivamente por proteína. Evidências para a inexistência de qualquer material genético nos priões são dadas pelas observações de que permanece activo mesmo após a exposição a radiações ionizantes e ultravioletas bem como após a incubação em presença de nucleases, as enzimas responsáveis pela degradação dos ácidos nucleicos, explica a ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Submissão de resumos

Todas as comunicações deverão ser apresentadas em inglês. Algumas comunicações em painel poderão ser seleccionadas pelo comité científico para serem apresentadas como comunicação oral.

O formulário de resumo deverá ser preenchido e enviado por email para info.prions2019@iniav.pt, até ao dia 15 de Outubro de 2019.

Mais informação sobre o 8.º Congresso Ibérico sobre Priões e inscrições aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Último concerto do ano de Cuca Roseta é na Casa da Música e é solidário

A fadista Cuca Roseta juntou-se à Vida Norte e à Casa da Música, no Porto, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.