Início / Agricultura / Escola Profissional de Agricultura. EPA Carvalhais/Mirandela tem cursos aprovados para 2019/2020

Escola Profissional de Agricultura. EPA Carvalhais/Mirandela tem cursos aprovados para 2019/2020

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela tem já aprovadas as turmas e cursos para o próximo ano lectivo, 2019/2020.

Assim, a oferta da EPA Carvalhais/Mirandela passa pelos cursos profissionais de Técnico de Agropecuária; Técnico de Mecatrónica Automóvel; Técnico Vitivinícola; Técnico de Controlo da Qualidade Alimentar; Técnico de Cozinha/Pastelaria; e Técnico de Restaurante/Bar (sujeito a pedido de autorização ulterior).

Já na formação CEF Tipo 2 (2 anos) conta com o curso de Operador de Máquinas Agrícolas/ Operador de Pecuária, e na CEF Tipo 3 (1 ano), como curso de Operador de Máquinas Agrícolas/ Operador de Pecuária.

A única escola profissional pública do Alto Trás-os-Montes

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela (EPADRCM), situada em Carvalhais/Mirandela, está instalada na Quinta de Carvalhais, sendo a única escola profissional pública do Alto Trás-os-Montes.

De realçar que se trata de uma Escola com uma exploração agro-pecuária de 57 hectares.

Desenvolvimento regional

A Escola assume-se como pólo aglutinador e dinamizador de desenvolvimento regional, repensando a agricultura e restantes actividades numa perspectiva de pluri-actividade e de complementaridade, ao nível do mundo rural, criando as sinergias onde a aquisição de saberes se processa em simultâneo com o desenvolvimento de capacidades e atitudes adequadas ao perfil de um técnico actualizado de cada curso profissional ministrado.

Foi criada pela Portaria n.º 285/2000 de 23 de Maio, resultante da transformação da Escola Profissional de Agricultura de Carvalhais, criada por contrato-programa e tendo como promotores a Escola Secundária de Carvalhais, a Câmara Municipal de Mirandela e a Junta de Freguesia de Carvalhais.

Negociações difíceis

Mas a aprovação não foi fácil. Segundo o director da EPA Carvalhais/Mirandela, Manuel Joaquim Taveira Pereira, “após reunião (difícil) de rede das escolas da CIM Terras de Trás-os-Montes, DGEstE e CIM, que ontem [11 de Abril] decorreu na EPA Carvalhais/Mirandela foram-nos aprovadas as turmas/cursos para o próximo ano lectivo”.

“Importa salientar que temos uma responsabilidade acrescida com o ganho de uma turma nos cursos profissionais e uma turma do CEF Tipo 3, agregados em meia turma por curso”, salienta Manuel Joaquim Taveira Pereira.

Saiba tudo sobre a EPA Carvalhais/Mirandela aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

INE prevê boa campanha na cereja e no pêssego

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Maio, apontam para …

2 comentários

  1. Boa noite gostaria de saber se dá para tirar a carta de tractor agrícola

    • CarlosCaldeira

      Bom dia. Caro Acácio, aconselhamos a telefonar para a Escola, que eles lhe indicarão de certeza onde pode tirar a carta de condução de tractor agrícola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.