Início / Agenda / Enoturismo: como crescer e competir? Quer saber como? Seminário dia 12 de Março

Enoturismo: como crescer e competir? Quer saber como? Seminário dia 12 de Março

A ADVID – Associação Desenvolvimento da Viticultura Duriense em parceria com a AESE- Business School organiza no próximo dia 12 de Março, em Lisboa, o Seminário “Enoturismo: como crescer e competir?”.

Diz a organização que o enoturismo posiciona-se como uma vertente importante da actividade da indústria do vinho e contribui para criar valor através de três pilares complementares: como afirmação de uma oferta turística diferenciada, através do reforço da geração de valor no sector da vinha e do vinho e como motor de desenvolvimento económico e ordenamento do território.

O seminário Enoturismo: como crescer e competir? reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir sobre o turismo associado ao negócio do vinho e seus desafios de crescimento e competitividade, entre os quais se destacam Clay Gregory, presidente da Visit Napa Valley Organization, que traz a experiência real de uma região internacional de máximo reconhecimento e Damià Serrano, Professor de enoturismo da Universidade de Barcelona que falará das últimas tendências internacionais que afectam o sector.

Grupo de discussão

Adicionalmente, será reunido um grupo de discussão sobre a problemática dos recursos humanos, para abordar a preocupação dos operadores do sector pela formação e retenção dos colaboradores neste sector de actividade, que requer competências algo especificas, eventualmente mais amplas que outras áreas do turismo.

“Interessa discutir como tornar este sector mais atractivo, considerando a normal localização da actividade no interior do País”, salienta a organização.

Projecto CV3

O evento insere-se no âmbito do Projecto CV3 — Criação de Valor na Vinha e no Vinho, uma parceria da AESE com a UTAD — Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pretende que um número importante de protagonistas relevantes do sector da vinha e do vinho desenvolvam uma convergência de comportamentos e atitudes positivas que tornem possível a criação de valor pela implementação de iniciativas baseadas em coopetição: maior cooperação mantendo uma competição exigente, saudável.

Inscrições no site da ADVID, aqui.

Programa:

14h30 – Boas vindas e Apresentação
Introdução ao evento
Briefing sobre o Projeto CV3

14h45 – Keynote Speaker: Clay Gregory (President Visit Napa Valley Organization)
‘A Região Vitivinícola a trabalhar para um objectivo comum’

15h45 – Keynote Speaker: Professor Damià Serrano
(Professor de Turismo Eno-gastronómico da Universidade de Barcelona) – ‘O Enoturismo 4.0’

16h45 – Coffee Break

17h15 – Painel de discussão: Recursos Humanos e Enoturismo

18h15 – Debreafing

18h30 – Encerramento

19h00 – Cocktail

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Federação Agrícola dos Açores: Reitor da Universidade de Coimbra é “contra a produção nacional”

O Reitor da Universidade de Coimbra vai proibir a carne de vaca na ementa das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.