Início / Economia / Empresas esperam exportar mais 5,7% em 2018

Empresas esperam exportar mais 5,7% em 2018

As empresas exportadoras de bens perspectivam um crescimento nominal de 5,7% das suas exportações em 2018 face ao ano anterior. Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as perspectivas reveladas pelas empresas indicam um aumento esperado de 6,9% em 2018.

Por Grandes Categorias Económicas salientam-se as perspectivas de aumento de 22,2% nas exportações do material de transporte e acessórios.

No destaque “Perspectivas de Exportação de Bens”, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os resultados do Inquérito sobre Perspectivas de Exportação de Bens (IPEB), realizado em Novembro de 2017, correspondentes à primeira previsão das empresas para a evolução esperada das exportações de bens em 2018.

Em Maio de 2018 será realizada uma nova edição deste inquérito, para actualização das perspectivas das empresas relativas à exportação de bens para 2018, que corresponderá à 2.ª previsão.

Crescimento de 3,9% para fora da UE

As perspectivas das empresas exportadoras de bens apontam para um aumento nominal de 5,7% nas suas exportações em 2018 face ao ano anterior. As empresas esperam um acréscimo de 3,9% nas exportações para os mercados Extra-UE e de 6,3% para os países Intra-UE.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as expectativas reveladas pelas empresas indicam um acréscimo esperado de 6,9% em 2018 (+6,1% no Comércio Extra-UE e +7,2% no Comércio Intra-UE).

É de sublinhar que as perspectivas se referem a variações nominais, traduzindo assim o efeito combinado das variações esperadas de preços e de quantidades. No caso particular dos combustíveis e lubrificantes, os preços observados têm-se caracterizado por volatilidade e amplitudes de variação muito elevadas, dominando em geral o sentido e a magnitude das variações nominais do comércio internacional deste tipo de produtos.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Depois de Silves, Câmara de Avis não aceita transferência de competências para 2019

A Câmara Municipal de Avis, liderada pelo comunista Nuno Paulo Augusto da Silva, acaba de anunciar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.