Início / Mar / Ambiente / Em coordenação com a ONU: Portugal e mais 13 países procuram soluções para os oceanos

Em coordenação com a ONU: Portugal e mais 13 países procuram soluções para os oceanos

A reunião do Painel de Alto Nível para uma Economia Sustentável dos Oceanos (High Level Panel for a Sustainable Ocean Economy), realizou-se, em Lisboa ontem e hoje, 28 de Maio. Uma iniciativa na qual Portugal esteve representado pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Neste Painel de Alto Nível, Portugal trabalha os grandes temas dos Oceanos em conjunto com outros 13 países – Austrália, Canadá, Chile, Fiji, Gana, Indonésia, Jamaica, Japão, Quénia, México, Namíbia, Noruega e Palau – contando ainda com a Organização das Nações Unidas (ONU) como parceiro próximo e activo.

De resto, as conclusões dos trabalhos serão entregues à ONU, tornando verdadeiramente globais as soluções encontradas para os grandes desafios dos Oceanos.

Ana Paula Vitorino representa Costa

O Painel de Alto Nível reúne líderes mundiais — a ministra do Mar é o “Sherpa” (representante oficial) do primeiro-ministro António Costa — que reconhecem que a vertente económica e a vertente da protecção ambiental dos oceanos devem caminhar lado a lado, de forma a “produzir, proteger e prosperar”.

A iniciativa junta governantes na procura de soluções reais, inovadoras e pragmáticas para a saúde e riqueza dos Oceanos, sempre debaixo do chapéu dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nomeadamente o ODS 14 (Proteger a Vida Marinha).

Sobrepesca e poluição

A sobrepesca, a poluição marinha (nomeadamente poluição provocada por actividades marítimas como o shipping) e as mudanças climáticas são alguns dos temas chave para os quais este Painel de Alto Nível procura respostas e soluções.

Mais informações sobre o Painel de Alto Nível para uma Economia Sustentável dos Oceanos podem ser encontradas aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Porto de Viana do Castelo cresce 19% na movimentação de mercadorias

O movimento de mercadorias no Porto de Viana do Castelo registou um crescimento de 19% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.