Início / Empresas / Electricidade em Portugal assegurada durante 69 horas seguidas por renováveis

Electricidade em Portugal assegurada durante 69 horas seguidas por renováveis

A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis informa que o consumo de electricidade em Portugal continental foi assegurado integralmente por fontes renováveis durante quase 3 dias seguidos — entre as 16 horas da tarde de sexta-feira, dia 9 de Março, e as 13 horas de segunda-feira, dia 12 de Março.

De acordo com dados da REN — Redes Energéticas Nacionais, a electricidade de origem renovável produzida naquele período foi de 521 GWh, enquanto o consumo eléctrico nacional foi de 408 GWh.

Destaque para eólicas

O grande destaque vai para as centrais eólicas nacionais, que só por si abasteceram o consumo eléctrico em 65% do período. “Estes dados reforçam o papel das fontes renováveis no abastecimento fiável e seguro das necessidades eléctricas de Portugal”, refere um comunicado da APREN.

Se chuva e vento permitem estes recordes no Inverno, “torna-se imperioso fomentar e avaliar as mais-valias do aproveitamento da energia solar fotovoltaica. Só assim se conseguirá assegurar que no Verão também se alcancem contribuições significativas de fontes de energia não emissoras de gases de efeito de estufa”, adianta o mesmo comunicado.

Renováveis produzem 54% das necessidades eléctricas

Em Portugal, as centrais renováveis (hídricas, eólicas, solares, geotérmicas e de biomassa) produzem anualmente, em média, 54% das necessidades eléctricas nacionais, o que permite reduzir as importações de combustíveis fósseis em perto de 750 milhões de euros por ano.

“Adicionalmente, é importante destacar que o sector renovável nacional permitiu criar um cluster industrial responsável por mais de 56 mil empregos (directos e indirectos) e por uma exportação de equipamentos (aerogeradores, painéis fotovoltaicos e componentes eléctricas e electromecânicas) que ascende a 400 milhões de euros por ano”, acrescenta a mesma fonte.

A Associação Portuguesa de Energias Renováveis é uma associação sem fins lucrativos, constituída em Outubro de 1988, com a missão de coordenação, representação e defesa dos interesses comuns dos seus associados.

A APREN desenvolve trabalho em conjunto com organismos oficiais e outras entidades congéneres, a nível nacional e internacional, constituindo um instrumento de participação na elaboração das políticas energéticas para Portugal, promovendo o aproveitamento e valorização dos recursos renováveis nacionais para produção de electricidade.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Embarcação de pesca desaparecida. Marinha coordena buscas

A Marinha está a coordenar as buscas por uma embarcação de pesca, que está incontactável …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.