Início / Agricultura / Eduardo Cabrita faz balanço positivo do combate aos incêndios florestais em 2018

Eduardo Cabrita faz balanço positivo do combate aos incêndios florestais em 2018

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, fez um balanço positivo do combate aos incêndios florestais em 2018, durante a entrega, na Batalha, de 47 viaturas ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR.

Eduardo Cabrita referiu que arderam 44 mil hectares, “o que compara com uma média de 140 mil hectares nos últimos dez anos”. De acordo com o ministro, este resultado foi possível devido “ao esforço de todos: dos bombeiros voluntários e profissionais, das estruturas de Protecção Civil, das Forças Armadas, da Força Especial de Bombeiros”.

Limpeza da floresta

O ministro destacou ainda o papel decisivo na sensibilização da limpeza de floresta, de fiscalização e de combate que a Guarda Nacional Republicana desenvolveu, acrescentando a “consciência pública da comunidade”, que deve ser um dínamo para “fazer ainda mais e ainda melhor nos próximos anos”.

“Faremos tudo para que o esforço de prevenção e de limpeza seja ainda mais intensificado nos próximos meses, para que 2019 seja um ano seguro para os portugueses”, referiu.

As 47 viaturas, que se destinam ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), são entregues no âmbito do concurso público que prevê a atribuição, até 2021, de mais de 2.000 viaturas para as forças e serviços de segurança. Recorde-se que o SEPNA foi reforçado este ano com mais 100 elementos.

Este é o maior procedimento de contratação centralizada de veículos desde que o regime de centralização do Parque de Veículos do Estado foi implementado em 2008.

A medida, no âmbito da Lei de Programação de Infra-estruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança, envolve um investimento total de cerca de 50 milhões de euros.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.