Início / Agricultura / EDIA recebe Festival Terras Sem Sombra no Elevador de Peixes

EDIA recebe Festival Terras Sem Sombra no Elevador de Peixes

O Elevador de Peixes existente na Barragem de Pedrógão vai ser ponto de visita obrigatório para os participantes na primeira iniciativa de biodiversidade do Festival “Terras Sem Sombra 2019”.

A temporada do Terras sem Sombra no Alentejo começa neste fim-de-semana, 26 e 27 de Janeiro, no concelho de Vidigueira, com um programa repartido entre as vertentes musical, patrimonial e de conservação da natureza.

A visita a este Dispositivo de Passagem para Peixes (DPP), instalado na Barragem de Pedrógão, está marcada para o próximo domingo 27 de Janeiro e integra-se no primeiro fim-de-semana da edição deste ano do Festival, que, no sábado, contará com um concerto do coro norte-americano Spelman College Glee Club e uma visita para conhecer o ciclo do pão.

Realce-se que o fabrico artesanal do pão está a ser alvo de um intenso trabalho para a sua certificação.

No domingo a visita, enquadrada pela EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, está aberta a todos os interessados, com concentração às 9h30 horas na Praça da República da Vidigueira.

Dispositivo de Passagem para Peixes

O Dispositivo de Passagem para Peixes da Barragem de Pedrógão permite garantir a continuidade fluvial entre o Rio Guadiana, a jusante da barragem, e o Rio Ardila, a montante, reduzindo o efeito barreira desta infra-estrutura, possibilitando a concretização dos movimentos migratórios para fins reprodutivos das espécies piscícolas autóctones.

A EDIA faz a monitorização dos peixes que utilizam o DPP de forma directa através de filmagem a cores em cada ciclo do DPP, e de forma remota através de telemetria acústica de peixes marcados com emissores, com o objectivo de conhecer e aprofundar os percursos migratórios realizados.

Com o objectivo de divulgar a importante acção ambiental desempenhada pelo DPP, nomeadamente de garantia da variabilidade genética e sustentabilidade das populações piscícolas a montante da barragem de Pedrógão, foi desenvolvida uma plataforma de interpretação que pode explorar aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

ASAE apreende 15 toneladas de mel em Ponte da Barca por má rotulagem

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 15 toneladas de mel em Ponte …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.