Início / Agricultura / EDIA disponibiliza nova cobertura de ortofotomapas para a área de Alqueva. Veja aqui

EDIA disponibiliza nova cobertura de ortofotomapas para a área de Alqueva. Veja aqui

A EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva disponibiliza a partir de hoje, 9 de Agosto, ortofotomapas de 2017 de toda a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, na sequência de uma nova cobertura aérea efectuada em Outubro passado.

Trata-se de um conjunto de 382 novos ortofotomapas, produzidos internamente pelo Centro de Cartografia da EDIA, que vêm actualizar a aplicação de Dados Geográficos de Alqueva, disponível no site da empresa, desde 2015, “como contributo para a promoção do desenvolvimento económico e social do espaço Alqueva”, refere um comunicado da EDIA.

Informação gratuita

A aplicação de Dados Geográficos de Alqueva, que disponibiliza de forma gratuita ortofotomapas e altimetria, é hoje uma ferramenta importante na gestão de explorações agrícolas, em avaliações prediais e no planeamento do território, entre outras aplicações.

Estes novos ortofotomapas envolvem as bandas RGB (composição vermelho, verde a azul), vulgarmente conhecido como fotografia aérea e NIR (Infravermelho próximo) com uma resolução de 35 cm no terreno.

As imagens com banda de infravermelho próximo permitem detectar facilmente áreas com vegetação, representadas pela cor vermelha, que será mais intensa consoante o bom estado nutricional, a anatomia das folhas, o teor de água, o estado fenológico e o vigor vegetativo das culturas.

Descarregar os dados

Estes dados podem ser redistribuídos e usados desde que cumpram determinados requisitos, entre eles a informação sobre a sua origem e propriedade e sobre eventuais alterações que tenham sido efectuada.

Os Dados Geográficos de Alqueva podem ser descarregados no site da EDIA, aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Agricultores afectados pela tempestade Leslie com apoios garantidos

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, visitou esta manhã, 15 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.