Início / Mar / Ambiente / Ecomare da Universidade de Aveiro é um forte candidato aos Prémios Regiostars 2019

Ecomare da Universidade de Aveiro é um forte candidato aos Prémios Regiostars 2019

O Ecomare — Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro é um forte candidato aos Prémios Regiostars 2019. Está em 4.º lugar.

Académicos de alto nível vão avaliar as 24 candidaturas finalistas aos Prémios Regiostars 2019, atribuídos anualmente pela Comissão Europeia, e premiar os vencedores, mas o público também pode escolher um vencedor.

O Ecomare está em 4.º lugar.Para votar neste projecto clique aqui. As votações encerram à meia-noite de 9 de Setembro.

Ligar o azul, verde e cinza

Um dos cinco finalistas na categoria 2 – ligando o azul, verde e cinza, o Ecomare une o Porto de Aveiro (cinzento) a uma zona especial de conservação – a icónica Ria de Aveiro (verde) – promovendo a protecção e a utilização sustentável dos recursos biológicos marinhos (azul).

Este centro de excelência foi inaugurado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a 15 de Junho de 2017.

Do nascimento da infra-estrutura de ponta ligada à Ciência e Tecnologia do Mar, Marcelo Rebelo de Sousa referiu ser o “triunfo das causas da ecologia e do mar, que não eram evidência há algumas décadas”.

O Ecomare, que nasce de uma parceria entre a UA, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Administração do Porto de Aveiro, co-financiado pelo Programa Centro 2020, tem duas componentes: uma utilizada para investigação e uma outra que funciona como hospital veterinário de reabilitação de animais marinhos, com a colaboração da SPVS — Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental e o apoio do Oceanário de Lisboa.

Protecção dos animais marinhos

Nesta infra-estrutura, aves marinhas, tartarugas marinhas, focas e golfinhos são resgatados e devolvidos à natureza, enquanto a biotecnologia azul e a aquicultura sustentável contribuem para a bioeconomia azul, oferecendo novos serviços e produtos inspirados no oceano

Prémios Regiostars

Os prémios Regiostars, atribuídos anualmente pela Comissão Europeia a projectos financiados pela UE que demonstram excelência e novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional, com o objectivo de inspirar outras regiões e gestores de projectos em toda a Europa, são atribuídos a projectos em cinco categorias temáticas. Este ano foram recebidas 199 inscrições, tendo o júri independente anunciado, a 9 de Julho, os finalistas seleccionados por categoria.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

inRetail Congress debate novas experiências para o consumidor

O inRetail Congress regressa para a sua 9.ª edição, com o tema “Omni experiences to …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.