Início / Política / Ambiente / Ecoleziria vai fazer recolha de resíduos porta-a-porta. Ecoponto longe? Sem desculpa

Ecoleziria vai fazer recolha de resíduos porta-a-porta. Ecoponto longe? Sem desculpa

A Ecolezíria – Empresa Inter-municipal para o Tratamento de Resíduos Sólidos, com sede em Raposa, Almeirim, em colaboração com a Associação Ambientalista Zero, para acabar com as “desculpas” dos recipientes, da distância, etc., vai fazer a recolha porta-a-porta em dias e horas a programar, do papel/cartão, das embalagens e de resíduos orgânicos.

Para isso vai distribuir sacos e um recipiente próprio para “os restos de comida” (orgânicos).

A apresentação deste projecto vai acontecer no próximo dia 11 de Abril, no Salão Nobre do Município de Almeirim, a partir das 21 horas.

A entrada é livre, podendo obter mais informações sobre a reunião através do email geral@cm-almeirim.pt ou pelo telefone 243 594 106.

Proteger o ambiente, mas…

“Todos falamos da necessidade de proteger o ambiente. Todos falamos que é necessário reciclar mais e retirar resíduos dos aterros. No entanto muitos de nós temos sempre uma “desculpa”, ou porque os ecopontos estão longe ou porque não têm recipientes para separar os resíduos, etc.”, diz o presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro.

E acrescenta que o Concelho de Almeirim produz mil toneladas de lixo por mês, ou seja entre 30 a 35 toneladas de lixo por dia. “Muito desse lixo pode e deve ser reciclado ou valorizado e não seguir para aterro”, acrescenta.

Pedro Ribeiro adianta que, segundo dados nacionais, “do lixo que deitamos fora, cerca de 40% é material orgânico, sobretudo restos de comida que se decompõem com facilidade e podem depois servir como composto. Estes 40% representam cerca de 400 toneladas por mês só no nosso concelho, ou seja cerca de cinco mil toneladas por ano.
É por isso tempo de se encontrar uma solução e como em tudo na vida, a vontade manda muito”.

Ecolezíria

A Ecolezíria tem como objecto principal a recolha, tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos produzidos na área dos municípios associados na Resiurb – Associação de Municípios de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

Estes municípios representam 126.662 habitantes, uma área geográfica de 2.356 km2 e uma produção estimada de resíduos de 55.000 toneladas/ano.

A gestão de resíduos é efectuada em várias infra-estruturas: Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos de Raposa, Estação de Transferência de Salvaterra de Magos, Estação de Transferência de Coruche e Ecocentro do Cartaxo.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

BPI e John Deere renovam parceria para financiamento de máquinas agrícolas

A parceria apoiou, nos últimos cinco anos, a aquisição de 1.734 tractores, num montante global …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.