Início / Agenda / Ecoaldeia de Janas organiza Oficina de Tinturaria de Lãs com tintas de plantas
tinturaria

Ecoaldeia de Janas organiza Oficina de Tinturaria de Lãs com tintas de plantas

A Ecoaldeia de Janas promove a 4ª edição da Oficina de Tinturaria de Lãs – com tintas de plantas e fiação em roda. A acção terá lugar amanhã, 18 de março, das 9 às 17 horas, na Rua do Luzio, nº15, em Janas, Sintra.

Dar cor aos tecidos, foi na origem uma arte que poucos conheciam e dominavam. Com plantas, bagas, liquens, insectos e minerais obtinham-se as diversas cores. Até ao séc. XIX todas as tintas tinham origem em produtos naturais. Muitas das plantas que se encontram em parques, jardins, hortas e campos são potencialmente tintureiras. Nesta oficina vão-se identificar alguns exemplos, preparar a lã para receber os pigmentos, fazer os tintos com as plantas e tingir.

Bases da Tinturaria Natural

Com esta formação, que se destina a todos os que queiram aprender as bases da Tinturaria Natural, pretende-se dar a conhecer algumas das plantas tintureiras e o modo como elas podem dar cor à lã.

Do programa consta identificar alguns exemplos de plantas tintureiras, mordentes para fixar as cores na lã, preparar a lã para receber os pigmentos, fazer os tintos com as plantas, tingir e introdução à fiação.

O curso, com uma capacidade máxima para 12 alunos, tem um custo de 35€ ou 60€/2 alunos. Inscrições aqui. Ainda há cinco vagas disponíveis.

Para mais informações: Telefone: 967992749 – E-mail: cesa@ecoaldeiajanas.org.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Phil Hogan

Phil Hogan diz que são “ilusórias” as possibilidades do Reino Unido conseguir acordos comerciais vantajosos

O Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan, diz ser “ilusória” a possibilidade do Reino Unido …

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *