Início / Agricultura / Docente da FCTUC galardoado com prémio internacional na área dos incêndios florestais

Docente da FCTUC galardoado com prémio internacional na área dos incêndios florestais

Domingos Xavier Viegas, director do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi galardoado com o prémio “IAWF Wildland Fire Safety Award”, atribuído pela International Association of Wildland Fire (IAWF).

A IAWF é uma associação sem fins lucrativos que representa, a nível mundial, a comunidade científica e operacional da área dos incêndios florestais. Este prémio é concedido “a alguém na comunidade dos incêndios florestais que fez uma contribuição significativa para a segurança dos bombeiros, directamente na linha de fogo, ou indirectamente através de gestão ou mudança cultural. A sua contribuição vai muitas vezes para além do trabalho diário normal – às vezes com risco potencial para sua própria carreira, e o seu exemplo pode incentivar outros a agir de forma semelhante”.

30 anos de dedicação ao estudo do combate aos incêndios florestais

O galardão foi entregue no encerramento do 14º Wildland Fire Safety Summit, que decorreu em Barcelona, como reconhecimento por mais de 30 anos de dedicação ao estudo do comportamento do fogo e segurança pessoal no combate aos incêndios florestais, que a equipa da Universidade de Coimbra, sob a liderança de Domingos Xavier Viegas, tem vindo a realizar.

Trata-se de um dos mais prestigiados prémios, a nível internacional, para a comunidade científica e operacional na área dos incêndios florestais, e a sua atribuição acontece nos anos em que é realizado o Wildland Fire Safety Summit. Desde 1997, este foi o 14º prémio entregue em todo o mundo, sendo o segundo que é atribuído na Europa.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.