Início / Featured / Docapesca melhora redes de água e electricidade no porto de pesca do Rio Arade

Docapesca melhora redes de água e electricidade no porto de pesca do Rio Arade

A Docapesca vai reabilitar as redes de água e de energia eléctrica das duas pontes-cais do porto de pesca do Rio Arade, Portimão. O concurso público será lançado “no curto prazo com um preço base de 120 mil euros”, diz fonte da empresa.

Este investimento vai permitir o acesso a água e energia eléctrica das embarcações de pesca que utilizam as pontes-cais para atracagem e estacionamento, “criando melhores condições para o desempenho da sua actividade com elevados padrões de higiene e segurança alimentar”, adianta a mesma fonte.

O anúncio foi feito esta manhã, em Portimão, numa cerimónia presidida pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e que incluiu também a assinatura do contrato para a reabilitação de escadas e defensas nos portos de pesca de Portimão, Lagos e de Sagres.

No que diz respeito à rede de água, o objectivo será substituir as tubagens e respectivos acessórios por materiais em polietileno de alta densidade e pressão nominal para transporte e abastecimento de água potável. Será executada uma estrutura em betão armado para instalação de uma bateria de contadores com electroválvulas e válvulas de seccionamento de esfera.

Relativamente à rede de energia eléctrica, está previsto o fornecimento e montagem de novos armários de distribuição de energia e de iluminação e novos ramais de alimentação da rede, assim como novas colunas de iluminação, equipadas com luminárias baseadas em tecnologia LED.

Engenharia de automação

O projecto tem ainda uma componente de engenharia de automação que vai permitir a monitorização remota dos consumos de água e de energia eléctrica e, quando necessário, se actue sobre estes mecanismos a partir de um sistema de controlo central.

A Docapesca pretende que a “perspectiva inovadora deste projecto, directamente associada à sua componente de automação, dê um forte contributo para uma utilização mais eficiente de recursos nos portos de pesca, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental, económica e social deste sector de actividade”.

No final da manhã, já em Olhão, a ministra do Mar homologou o protocolo entre a Docapesca e a Câmara Municipal, com vista à reabilitação das três rampas de abastecimento às ilhas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

2 comentários

  1. Mário José Costa Vieira

    Ex.mos Senhores

    NÃO ENTENDE ESTE COMUNICADO OU NOTICIA :

    «A Docapesca vai reabilitar as redes de água e de energia eléctrica das duas pontes-cais do porto de pesca do Rio Arade. O concurso público será lançado “no curto prazo com um preço base de 120 mil euros”, diz fonte da empresa.”

    Este investimento vai permitir o acesso a água e energia eléctrica das embarcações de pesca que utilizam as pontes-cais para atracagem e estacionamento, “criando melhores condições para o desempenho da sua actividade com elevados padrões de higiene e segurança alimentar”, adianta a mesma fonte.

    O anúncio foi feito esta manhã, em Portimão, numa cerimónia presidida pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e que incluiu também a assinatura do contrato para a reabilitação de escadas e defensas nos portos de pesca de Portimão, Lagos e de Sagres.»

    POR ISSO DEIXO AQUI ALGUMAS QUESTÕES?

    1º – Onde Fica o Porto de Pesca do Rio Arade?

    2º Onde fica o Porto de Pesca de Portimão?

    3º A assinatura do contrato para a reabilitação de escadas e defensas dos Portos de Pesca, foi realizado por que em Portimão?

    4º – O Rio Arade tem dois Portos de Pesca?

    Mário Vieira
    Municípe Lagoense

    • Bom dia. Caro Mário Vieira, obrigado por ter detectado a nossa falha. Fomos mesmo induzidos em erro. O porto de pesca do Rio Arade e o de Portimão são o mesmo, um só.
      A assinatura do contrato foi em Portimão porque assim decicidiram a ministra do Mar e a administração da Docapespa.
      O rio Arade é um rio de Portugal localizado na região de Algarve, que nasce na serra do Caldeirão e passa por Silves, Portimão e Lagoa indo desaguar no oceano Atlântico, em Portimão, imediatamente a leste da praia da Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.