Início / Agricultura / Director Regional da Agricultura: sector da carne cresce significativamente nos Açores

Director Regional da Agricultura: sector da carne cresce significativamente nos Açores

O director Regional da Agricultura destacou o crescimento significativo que se regista na fileira da carne nos Açores e o grande potencial que o CERCA – Centro de Estratégia para a Carne dos Açores constitui no sentido da sua promoção e de um desenvolvimento sustentado do sector.

José Élio Ventura afirmou que o CERCA, criado em 2017, tem como principal missão promover a carne açoriana, encontrar mecanismos de valorização da fileira, promover estudos científicos, prestar aconselhamento político e analisar os mercados nacionais e internacionais.

Valorização da carne produzida na Região

Num encontro com os sócios do Núcleo de Criadores de Bovinos de Raças de Carne da Ilha Terceira, José Élio Ventura adiantou que este Centro é uma entidade que junta muitos ‘players’ do sector, acrescentando que a sua acção muito pode contribuir para a valorização da carne produzida na Região, através de uma concertação colectiva de interesses, para superar o diferencial não justificável entre o preço que se pratica no continente e nos Açores.

“Importa continuar a reforçar a valorização da carne dos Açores pela via da sua qualidade e da sua diferenciação, contribuindo para que os empresários dos Açores ligados ao seu comércio se possam apresentar mais fortes junto da distribuição, sendo esta posição determinante para a melhoria contínua do rendimento dos agricultores, numa fileira que ainda tem uma margem de progressão significativa”, afirmou.

Dia do Campo do Sócio do Núcleo de Criadores de Bovinos de Raças de Carne da Ilha Terceira

O director Regional da Agricultura considerou que o Dia do Campo do Sócio do Núcleo de Criadores de Bovinos de Raças de Carne da Ilha Terceira, que se realiza há vários anos, é mais um evento determinante das dinâmicas que se pretendem para o sector agropecuário da ilha Terceira e dos Açores, acrescentando que, na edição deste ano, houve mais uma vez oportunidade para aprofundar conhecimentos, trocar experiências, conviver com empresários e técnicos do sector, visitar explorações com diferentes sistemas de maneio e uma ocasião para conhecer as últimas informações e novidades deste sector.

“Só um produtor bem informado pode decidir melhor”, frisou.

A Política Agrícola Comum pós 2020, a proposta de POSEI para 2019, a Marca Açores e a recente visita do Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, aos Açores foram outros dos assuntos abordados.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.