Início / Mar / Ambiente / Dia Nacional do Mar. Sociedade Ponte Verde alerta para destino que se dá aos resíduos

Dia Nacional do Mar. Sociedade Ponte Verde alerta para destino que se dá aos resíduos

Milhões de toneladas de resíduos são introduzidas anualmente no mar e nos oceanos, sendo o plástico um dos materiais encontrados com mais frequência nesses locais. No Dia Nacional do Mar, a Sociedade Ponto Verde alerta para a necessidade de desenvolver acções destinadas à conservação e ao uso sustentável dos oceanos, contribuindo para impedir que todos os anos milhões de toneladas de resíduos sejam atiradas ao mar.

“O mar é um activo incontornável para a economia portuguesa. E vai ter um papel decisivo na dinamização de áreas como alimentação, energia, biotecnologia, segurança, transportes ou alterações climáticas. É importante fomentar a transformação dos nossos hábitos e atitudes, de forma a preservarmos os mares e oceanos, mas sobretudo o nosso principal recurso, o planeta Terra”, afirma o director geral da Sociedade Ponto Verde, Luís Veiga Martins.

Para tal, é fundamental fazer um uso racional dos materiais e produtos disponíveis, evitando o desperdício. “Apesar de o nosso planeta ser o recurso mais valioso, muitas vezes não o tratamos com o devido valor. Há pequenas gestos que todos podemos adoptar, desde logo dar um destino adequado aos nossos resíduos, como o ecoponto ou o ecocentro no que respeita às embalagens, evitando que estes materiais possam ser depositados nos mares ou em outros locais”, acrescenta aquele responsável.

Desde a sua constituição, a Sociedade Ponto Verde assegurou o envio de mais de 900 mil toneladas de resíduos de embalagens de plástico para reciclagem.

Reciclagem, Sempre!

Com o objectivo de sensibilizar a população para a importância da reciclagem, a Sociedade Ponto Verde lançou em 2017 a campanha “Reciclagem, Sempre!”, que tem por objectivo incentivar os portugueses a manter os seus hábitos de reciclagem em qualquer contexto. Hoje, 7 em cada 10 lares já recicla, importa agora que sempre que os portugueses saiam de casa ou mudem de rotina, como por exemplo numa ida à praia, num passeio de barco, numa maratona ou num festival, também o façam.

De acordo com um relatório da Fundação Ellen MacArthur estima-se que a produção de plásticos duplique nos próximos 20 anos e quase quadruplique até 2050.

A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como “Sistema Ponto Verde”. Promover a sensibilização e educação ambiental junto dos portugueses é um dos grandes objectivos da Sociedade Ponto Verde.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.