Início / Empresas / Dia Mundial da Luta Contra o Cancro assinalado no Programa 5 ao Dia do MARB

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro assinalado no Programa 5 ao Dia do MARB

Partilhar

O Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) recebeu ontem e hoje, dias 5 e 6 de Fevereiro, a 24.ª e 25.ª, do ano lectivo 2019/2020, do Programa 5 ao Dia, nesta que já é a sua 10.ª edição, a qual contou com a participação dos alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico das Escolas EB Sé e EB Cruz.

Assinalado a 4 de Fevereiro, o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, foi também tema abordado no Programa 5 ao Dia, tendo-se efectuado uma acção de sensibilização junto das crianças participantes para a importância de uma alimentação saudável e variada, rica em frutas e legumes, como contributo importante para a prevenção do cancro.

Refira-se que, conforme alerta dado esta semana pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a manter-se o ritmo de expansão desta patologia, o número de casos de cancro em todo o Mundo irá aumentar em 60% nos próximos 20 anos e que em Portugal, é a segunda causa de morte, sendo que a sua incidência aumenta, em média, cerca de 3% por ano.

Recorde-se ainda que, segundo a Liga Portuguesa contra o Cancro, 1/3 das mortes por cancro é atribuída a hábitos alimentares e estilos de vida errados, ao baixo consumo de hortofrutícolas, ao excesso de peso ou obesidade e à inactividade física, entre outros.

Alimentos diferentes podem combater o cancro de maneira diferente e, por isso, a alimentação deve ser sempre variada e equilibrada, devendo-se evitar carnes processadas, controlar-se o consumo de carnes vermelhas, minimizando o consumo de alimentos que contenham gorduras saturadas, açucares e sal, bem como privilegiando o consumo de hortofrutícolas e leguminosas associado à prática regular de exercício físico.

No seguimento desta temática, foi exibido um poster com a identificação das principais frutas, legumes, cereais integrais e leguminosas que mais directamente contribuem para a prevenção de cancro, pelas suas características antioxidantes e anticancerígenas, e de fortalecimento do sistema imunitário, bem como qual a sua composição nutritiva e benefícios que o seu consumo diário origina, realçando-se assim a importância de uma alimentação equilibrada, em linha com as porções previstas na roda dos alimentos.

A equipa de nutricionistas do Programa 5 ao Dia finalizou a sua intervenção sugerindo às crianças o consumo diário de duas sopas de legumes e de três peças de fruta, aliado ao consumo de cereais integrais.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Júlia Dia, Eduarda Faria e Maria do Céu Martins, respectivamente, bem como pelos alunos das escolas EB Terras de Bouro e EB Rio Caldo acompanhados pelos professores Luís Borges e Álvaro Carneiro.

Programa 5 ao Dia

Recorde-se que o Programa 5 ao Dia tem como principal objectivo a promoção do consumo diário de 5 porções de frutas e hortícolas junto de crianças em idade escolar como forma de potenciar estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis.

Trata-se de um programa desenvolvido em diversos Mercados Abastecedores do País, sendo que na região Norte o programa é desenvolvido no MARB em coordenação com a Associação 5 ao Dia e a Câmara Municipal de Braga.

Conta ainda com o apoio da DSRN – Direcção de Serviços da Região do Norte, a DRAP Norte – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a ARS Norte – Administração Regional de Saúde do Norte, a Universidade do Minho e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Na próxima quarta-feira, dia 12 de Fevereiro, ocorrerá a 26.ª sessão que contará com a participação dos alunos da escola EB Sé.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Navigator apresenta marca de papel Discovery mais ecológica e eficiente

PartilharA The Navigator Company acaba de lançar um novo rebranding no papel de escritório Discovery, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.