Início / Agricultura / Dia Mundial da Luta Contra a Seca e a Desertificação foi mote para último ‘5 ao Dia’

Dia Mundial da Luta Contra a Seca e a Desertificação foi mote para último ‘5 ao Dia’

A 46.ª e última sessão, do ano lectivo 2018/2019, do Programa 5 ao Dia realizou-se na passada quarta-feira, dia 12 de Junho, no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB), nesta que já é a sua 9.ª edição, a qual contou com a participação dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da escola EB Nogueira, acompanhados pelas professoras Teresa Alves e Maria José Ferreira.

Na semana em que se assinala o Dia Mundial da Luta Contra a Seca e a Desertificação, a bióloga Liliana Moreira sensibilizou as crianças para a necessidade do combate à desertificação e aos efeitos da seca, uma vez que a aridez do solo afecta a sobrevivência do ser humano, de plantas e animais.

O perigo da desertificação

As crianças foram informadas que a desertificação é a perda da capacidade de renovação biológica das zonas áridas, semi-áridas e sub-húmidas, por acção humana ou variação climática e que a seca é um fenómeno natural onde se regista um défice de água por um extenso período de tempo, com danos na agricultura, pesca e no habitat dos seres vivos, entre outros.

Especificamente advertiu para o perigo da desertificação resultante dos incêndios florestais, uma vez que a cobertura vegetal proporcionada por árvores e arbustos são a primeira fonte de protecção do solo contra os agentes erosivos.

Outra consequência referida foi a compactação e perda das comunidades de microrganismos do solo, reduzindo progressivamente a fertilidade e a capacidade de reservatório e purificação dos recursos hídricos, um serviço essencial ao bem-estar das populações.

24 milhões de pessoas a migrarem

Estima-se que 24 milhões de pessoas em todo o Mundo tenham migrado devido a problemas ambientais, e que a degradação dos solos afecta um terço da superfície da Terra, ameaçando os meios de vida, o bem-estar e o desenvolvimento de pelo menos mil milhões de seres humanos que confrontados com longos períodos de seca, fome e pobreza crescente, não têm outra alternativa senão abandonar as suas terras.

Este dia é comemorado com o objectivo de lembrar que a desertificação pode ser combatida através da luta contra as alterações climáticas, da gestão transversal e sustentável do solo e água e dos incentivos à recuperação e reabilitação das terras degradadas, e desta forma aumentar a resiliência da produção agrícola, atenuar a pobreza e reforçar a segurança alimentar a nível mundial.

Apoio da Câmara Municipal de Braga

Por fim, e tratando-se da última sessão do Programa 5 ao Dia no ano lectivo de 2018/2019, foi assinalado o sucesso atingido pelo Programa, que já vai na sua 9.ª edição, tendo a direcção da MARB dado nota do especial envolvimento e colaboração dos responsáveis da Câmara Municipal de Braga, com especial agradecimento ao pelouro da Educação e Cultura liderado pela vereadora Lídia Dias, que em estreita colaboração operacional com as escolas e disponibilizando recursos técnicos e o transporte às crianças, muito contribuiu para o cumprimento dos objectivos pretendidos com o Programa 5 ao Dia e para a elevada abrangência do mesmo.

É de salientar que neste ano lectivo de 2018/2019, participaram no Programa 5 ao Dia do MARB cerca de 2.000 crianças pertencentes a escolas do concelho de Braga, Amares e Terras de Bouro, sendo que no total das nove edições do programa, anos lectivos de 2010/2011 a 2018/2019, o Programa 5 ao Dia já chegou a cerca de 15.150 crianças.

Empenho dos operadores do MARB

Por fim, foi salientado o empenho dos operadores do MARB: Celestino Cabreira & Filhos; Frutas Queirós & Filhos; NFrutas e Legumes; ABF – Comércio de Frutas; Frutas S. Bento; Simões e Alves Bandeira & Cª, que, quer através da disponibilização dos seus espaços no Mercado e participação em algumas das actividades, quer através do patrocínio das t-shirts que foram distribuídas às crianças, acarinharam e participaram nesta iniciativa de responsabilidade social que é o Programa 5 ao Dia.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.