Início / Agenda / Dia da Marinha celebrado em Póvoa de Varzim em Vila do Conde até 21 de Maio

Dia da Marinha celebrado em Póvoa de Varzim em Vila do Conde até 21 de Maio

O Dia da Marinha é celebrado este ano nas cidades de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, duas localidades marcadamente marítimas e com grande devoção ao mar. As comemorações arrancaram, no passado sábado, 13 de Maio, na Póvoa de Varzim. Até domingo, 21 de Maio, são várias as exposições para serem visitadas, baptismos de navegação, actividades desportivas, destacando-se o concerto ao ar livre pela Banda da Armada, a realizar na sexta-feira, às 21h30, junto à Nau Quinhentista.

Na Póvoa de Varzim, no Largo do Passeio Alegre, entre as 10 e as 20 horas, decorre até domingo uma exposição ao ar livre aberta ao público em geral, onde de poderá ficar a conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Marinha, em todas as suas vertentes.

No domingo à tarde, 14 de Maio, realizou-se a abertura oficial da exposição que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.

Além de estarem expostos diversos veículos e meios usados em situações de combate, busca e salvamento, também há actividades desafiantes para todas as idades. Pode ainda experimentar o baptismo de mergulho também disponível no local.

Cerimónia religiosa no domingo

Mas, o ponto alto das celebrações será no domingo, nas Caxinas, onde decorrerá, às 9 horas, uma cerimónia religiosa na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, no fim da qual se realizará a cerimónia militar, a partir das 11 horas, na Avenida Infante D. Henrique.

No final da cerimónia, as altas entidades presentes, a saber, o ministro da Defesa Nacional de Portugal, Azeredo Lopes, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Silva Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e a presidente da autarquia de Vila do Conde, Elisa Ferraz, irão deslocar-se para a Avenida Infante D. Henrique, em Vila do Conde, para a cerimónia militar e desfile naval, a realizarem-se a partir das 11 horas.

Pode consultar aqui o programa completo das comemorações.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

APOGER diz que guia electrónica de acompanhamento de resíduos é “abusiva”

  A APOGER — Associação Portuguesa de Operadores de Gestão de Resíduos e Recicladores, opõe-se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *